Categorias: Interior

PMs e Bombeiros são abandonados e Francês perde posto móvel

Também no Francês, bombeiros foram ‘despejados’ por falta de pagamento do prédio.

Sandro Quintella/Alagoas24horas

Trailer foi removido por falta de apoio da Prefeitura de Marechal Deodoro

Apesar de o município de Marechal Deodoro integrar a lista de cidades que registram os maiores índices de criminalidade em Alagoas, o poder público parece não entrar em acordo sobre questões pontuais que deveriam contribuir para a redução de tais índices. Um exemplo é um trailer da Polícia Militar que poderia funcionar no Francês, povoado de Marechal, não fosse o descumprimento da prefeitura em dar apoio logístico para o funcionamento do posto fixo.

Segundo informações repassadas pelo subcomandante da cidade, capitão Vieira, um projeto pensado pela PM e PC e encabeçados pelo governo do estado e prefeitura municipal não se concretizou por falta de apoio do gestor daquela cidade. A ideia era implantar um trailer no Francês para facilitar a chegada da polícia aos locais de crime, bem como facilitar a confecção de Boletins de Ocorrências, feitos somente no Centro da cidade.

“A Polícia Militar entraria com o efetivo policial e com o trailer, a Polícia Civil também contribuiria com o efetivo e a prefeitura deveria dar apoio com a guarda municipal, parte elétrica, piso, banheiro químico e apoio logístico para a implantação do trailer. O que não ocorreu,” relata Vieira.

“As negociações começaram em dezembro do ano passado e o trailer deveria funcionar já em janeiro deste ano. Voltamos a nos reunir no verão e há cerca de duas semanas a prefeitura voltou a se comprometer em dar o suporte, mas nada aconteceu até agora”, explica o capitão.

Sem o trailer, turistas e moradores precisam se deslocar até Marechal Deodoro para a confecção de um BO. A distância muitas vezes desmotiva as vítimas a prestar queixas de pequenos delitos o que corrobora com o crime. Apesar disso, a polícia continua o trabalho ostensivo na região e de combate principalmente ao tráfico de drogas, através de rondas e trabalho ostensivo, mas a mesma distância que desmotiva as vítimas facilita a fuga dos criminosos em virtude do tempo que a polícia leva para iniciar as diligências nas imediações dos locais dos crimes.

Corpo de Bombeiros

Também no Francês, um posto do Corpo de Bombeiros teria mudado de endereço por falta de pagamento do prédio situado próximo à praia do Francês. ‘Despejados’, os bombeiros foram deslocados para um prédio localizado próximo à Guarda Municipal da cidade. A modificação também desagradou turistas e moradores. O Alagoas24horas tentou contado com a assessoria do CB para comentar o assunto, sem sucesso.

A reportagem também tenta contato com a Prefeitura de Marechal Deodoro para obter um posicionamento do poder público.