Categorias: Maceió

Limpeza: Slum amplia frota de varrição mecanizada

Os equipamentos ampliam a frota da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), que agora totaliza cinco máquinas para tornar mais rápido e eficiente o trabalho de limpeza e higienização das vias.

Secom Maceió

Novas máquinas estão auxiliando na limpeza nos bairros de Maceió

Mais dois novos veículos utilizados para os serviços de varrição mecanizada começaram a circular na manhã desta quinta-feira (03) pelas ruas da capital. Os equipamentos ampliam a frota da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), que agora totaliza cinco máquinas para tornar mais rápido e eficiente o trabalho de limpeza e higienização das vias.

A peculiaridade das novas varredeiras é que elas apresentam menor porte e, em função disso, maior versatilidade. Por isso, além de atuar em ruas e avenidas do mesmo modo que os outros dois veículos maiores, elas também podem ser utilizadas para limpar trechos mais estreitos, como calçadões e ciclovias.

A primeira máquina desse tipo – do modelo BD 202 HL, fabricado pela empresa espanhola Ausa – estreou há pouco menos de um mês e opera desde então na orla, entre as Praias da Avenida e da Jatiúca. Agora, as outras duas irão expandir a atuação mecanizada para áreas como o Centro e a orla lagunar, entre outros pontos da cidade.

Com três escovas giratórias que coletam o material para um reservatório e capacidade para armazenar 900 litros ou até duas toneladas de resíduos, a BD 202 HL minimiza os custos do município com a limpeza urbana, uma vez que realiza com duas pessoas – um operador e um agente de limpeza – o trabalho equivalente ao de 16 garis.

A atuação também reforça a segurança no trânsito – visto que a retirada de areia das vias reduz os riscos de deslizamento no caso de uma frenagem mais brusca de um veículo – e diminui a quantidade de material que chega às galerias de águas pluviais.