Memorial Coluna Prestes passa por modernização durante o mês de julho
Uma reforma vai modernizar a sonorização e iluminação do Memorial Colunas Prestes, localizado na Praça dos Girassóis, em Palmas. As obras acontecem durante o mês de julho e tem como objetivo deixar o espaço mais confortável para os visitantes e como melhores condições para receber espetáculos musicais, teatrais e exposições.
De acordo com a coordenadora do Museu, Waltineth Neves, a previsão é que as obras de reforma sejam concluídas ainda em julho. “Será uma estrutura mais apropriada para receber os espetáculos com iluminação e sonorização. A intenção é que a reforma termine até o final de julho e que comecemos o segundo semestre já com a nova programação”, afirmou.
O memorial
Construído para homenagear o movimento tenentista de 1922 e a marcha realizada pela Coluna Prestes, o memorial foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer numa área de 570.40m². O local abriga um salão de exposições com peças originais da história da Coluna, além de auditório para 87 lugares e salas de administração.
Do lado de fora do prédio, está o "Monumento aos 18 do Forte", assinado pelo escultor Maurício Bentes e a escultura em bronze do "Cavaleiro da Luz", que representa Luiz Carlos Prestes. O acervo do Memorial é composto por fotografias, documentos e objetos pessoais doados pela família relembrando a marcha de 25 mil quilômetros feita pelo interior brasileiro, passando pelo Tocantins entre os anos 20 e 30.