Categorias: Política

Dezenove deputados estaduais tentam reeleição em outubro

A lista ainda é provisória, uma vez que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) tem até o dia 10 de julho para divulgar a relação oficial dos candidatos a uma vaga na Casa de Tavares Bastos.

A lista ainda é provisória, uma vez que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) tem até o dia 10 de julho para divulgar a relação oficial dos candidatos a uma vaga na Casa de Tavares Bastos, entretanto, com base nos registros de candidaturas feitos até o sábado, dia 5, 19 deputados estaduais tentarão a reeleição no pleito de 5 de outubro.

Cinco deles tentarão emplacar parentes e dois dão adeus à vida política. Entre os parlamentares que serão ‘substituídos’ por parentes estão o atual presidente da Casa, Fernando Toledo, que tenta emplacar o filho Bruno Toledo; Flávia Cavalcante, que pode ser substituída pelo pai, Cícero Cavalcante; Gilvan Barros, que será vice de Eduardo Tavares, e poderá ser substituído pelo filho Gilvan Barros Filho; João Henrique Caldas, candidato a federal e que pretende ser substituído pelo pai João Caldas; Joãozinho Pereira, que deve apoiar a candidatura da irmã, apesar de ter registrado a própria candidatura junto ao Tribunal Superior Eleitoral. Já Manoel Gomes de Barros Filho, o Nelito, não registrou sua candidatura junto à Justiça Eleitoral.

Outros dois parlamentares anunciaram a despedida da carreira política, Maurício Tavares e Temóteo Correia, este último dá adeus à vida pública após se envolver em polêmica nacional com repórter de um programa de humor onde afirmava que já comprou voto e que esta é uma prática comum no Nordeste.

Entre os deputados que tentam voltar a ocupar uma vaga na Assembleia Legislativa de Alagoas (ou registraram candidatura junto ao TSE) estão Antonio Albuquerque, Dudu Holanda, Edval Gaia, Inácio Loiola, Isnaldo Bulhões, Jeferson Morais, João Beltrão, Jota Cavalcante, Judson Cabral, Luiz Dantas, Marcelo Victor, Marcos Barbosa, Marquinhos Madeira, Olavo Calheiros, Ricardo Nezinho, Ronaldo Medeiros, Sérgio Toledo, Severino Pessoa e Thaise Guedes.

Com 279 registros de candidaturas visando a uma cadeira na ALE, as eleições devem trazer ainda nomes que são conhecidos do eleitorado alagoano, entre eles Alberto Sextafeira, Kil Freitas, Rodrigo Cunha, Bárbara Santiago, Cícero Ferro, Cleber Costa, Divaldo Suruagy, Chico Holanda, Galba Novaes, Jairizinho Lira, Chico Tenório, Pinto de Luna, Pastor João Luiz, Marçal Fortes, além de Rosiana Beltrão, ex-superintendente do Porto de Maceió, que após o registro da candidatura, anunciou sua desistência.