Categorias: Cultura

Mostra Alagoana de Dança lota Teatro Sete de Setembro em Penedo

População conferiu apresentações de diversos estilos de dança, como flamenco cigano e ballet clássico e dança do ventre

Lucas Thaynan

Lucas Thaynan

A 12ª Mostra Alagoana de Dança teve início no último domingo (6), no município de Penedo, com apresentações no Teatro Sete de Setembro. A população local prestigiou os espetáculos lotando o teatro para conferir 16 performances de diversos estilos de dança, como flamenco cigano, dança de salão, afro, contemporâneo, ballet clássico, dança do ventre, free step e pop.

Com coreografias solo e em grupo, a programação de Penedo contou com a participação das companhias Estudio Taconeo e Jeane Rocha, entre outras. A dançarina Valdivia Fabiane, do Estudio Taconeo, destacou a importância da Mostra de Dança para disseminar o conhecimento do seguimento no Estado. “Acho o evento fantástico. Uma oportunidade única para todos os que fazem dança em Alagoas poderem apresentar seus trabalhos”, destacou.

Alunos dos cursos de ballet clássico e dança afro do Centro de Belas Artes de Alagoas (Cenarte) também participaram da mostra, com os espetáculos “Flores” e “Festa das Águas”, com coreografias dos professores Luiz Carlos e Edu Passos, respectivamente.

A bailarina Angela Maria da Silva, 16 anos é aluna de ballet do Cenarte e participou pela primeira vez de uma apresentação fora de Maceió. “Gostei muito. É bom poder mostrar tudo que aprendi com as aulas”, disse. Já para Manoel Claudio, aluno da dança afro, há dois anos a mostra é importante para promover a dança. “Este é a segunda vez que participo e acho que a Mostra é muito importante para levar arte também para o interior do Estado”, afirmou.

Estreia
A troca de conhecimento e intercâmbio é uma das finalidades da Mostra Alagoana de Dança, por meio da realização de diversas oficinas. Penedo foi contemplada com oficina de dança de salão, ministradas por instrutores da WeT Companhia de Dança. Os participantes dessa capacitação puderam mostrar um pouco do conhecimento adquiridos, numa apresentação especial de dança de salão.

O ator Anderson França subiu no palco para dançar pela primeira vez durante a mostra e também teve a oportunidade de participar das oficinas. “Sempre tive vontade de dançar, participei de outras oficinas realizadas pela Mostra. E hoje tive a oportunidade e estou feliz com o resultado”, afirmou.

A dona de casa Ivone Conrado sempre acompanha a Mostra de Dança em Penedo, mas foi a primeira vez que assistiu as apresentações no Teatro histórico da cidade. “Gostei muito. Ficou muito bonito e interessante ter sido aqui no Teatro”, disse.

A 12ª Mostra Alagoana de Dança é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e do Instituto Eu Mundaú, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, por meio do Programa Caixa de Apoio a Festivais de Teatro e Dança. A mostra segue com apresentações no dia 12 de julho, no município de Piaçabuçu. Confira a programação completa no site da Secult www.cultura.al.org.br

Recentes