Arraiais turísticos aquecem economia nos bairros de Arapiraca
O São João de Arapiraca mexe muito mais que no âmago dos nossos moradores, trazendo aquele sentimento de pertencimento às nossas tradições nordestinas. Este festejo interfere ainda na economia dos bairros e comunidades onde acontecem tais eventos.
Em alguns deles, como Massaranduba, Vila Bananeira, Batingas, Senador Nilo Coelho, Vila São Francisco e Cajarana, se deu um modelo ainda mais intenso com três dias de duração, os chamados “arraiais turísticos”.
No ano passado, estes locais fizeram seus festejos e receberam da Comissão Julgadora do São João de Arapiraca uma pontuação superior a 70 pontos e conseguiram da Prefeitura de Arapiraca o montante de R$ 5 mil a mais para realizar o resgate cultural.
“Além do 6º Concurso Minha Loja, Meu Arraiá realizado este ano, a prefeita Célia Rocha primou por levar aos bairros o nosso tradicional São João, com folguedos e quadrilhas matutas à porta da casa dos arapiraquenses e isto, com efeito, mexeu com a comunidade em geral e gerou novas oportunidades de emprego e renda”, diz a secretária Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Tânia Santos, enfatizando a movimentação de mercado em cada localidade.
Um exemplo disso é o comerciante Jailson Gerson dos Santos, de 33 anos, mais conhecido como “Jau”. Ele estava com uma barraca montada no Arraiá Pisoteio, nas Batingas, durante os dias 19, 20 e 21 de junho, e pôde vender boa parte de seu estoque de chapéus.
“Geralmente, eu fico na tradicional Feira Livre de Arapiraca, onde trabalho há 12 anos, mas nesta época do ano o pessoal deixa para vir me comprar no arraiá e aproveitar para prestigiar os festejos. Já encontrei até turistas por aqui”, conta ele, que em média vende 300 chapéus de diversos modelos em meio ao São João.
Em outro arraiá, o Tire o Pé do Chão, no bairro Primavera, o turista Nilson da Silva, de 41 anos, se disse impressionado com a participação da plateia e do envolvimento dos que faziam os festejos na cidade arapiraquense.
“Lá, em Rolândia, estado de Paraná, onde moro, a gente pouco presencia coisas assim. A Prefeitura e a Secretaria de Cultura daqui estão realmente de parabéns por esse resgate”, pontua o motorista paranaense, que registrou tudo em sua câmera fotográfica para mostrar à sua família quando voltasse.
Nos 20 arraiais que ocorreram durante todo o mês de junho deste ano, o Grupo Coringa acompanhou todo o São João, além de proporcionar gratuitamente à população a degustação do café Coringa Super e patrocinar e apoiar o evento como um todo da Prefeitura de Arapiraca.
Cobertura
Equipes jornalísticas do estado de Alagoas fizeram a cobertura do maior São João comunitário do Brasil, a exemplo da TV Gazeta, da Rede Globo; programa Circuito Alagoas, da SBT; Jean Notícias; Pajuçara FM; Click Due; Portal Arapiraca; Budega das Artes; e Revista Xereta.
Eles puderam registrar toda a vibração e as cores do nosso festejo junino, o qual homenageou este ano o radialista e poeta Zé do Rojão, um dos baluartes da cultura popular tradicional em Alagoas. Quem se consagrou bicampeão em 2014 foi o Arraiá Forró na Roça, da Vila São Francisco, mostrando todo o amor pela comunidade em sua temática e recriando uma verdadeira cidadezinha de interior na vila cenográfica.
No ano que vem, garantiram vagas no formato “arraiá turístico” seis bairros e comunidades por efetuarem mais de 70 pontos nesta 12ª edição do Concurso de Resgate às Tradições Juninas: Cajarana, Vila Bananeiras, Batingas, Vila Capim e Senador Nilo Coelho.