As famílias são acompanhadas pelo Movimento Via do Trabalho (MVT) e temem possível ação truculenta dos militares.
As moradias ocupadas há mais de seis meses destinadas ao programa de habitação da cidade de Barra de Santo Antonio estão sendo reintegradas na manhã desta quinta-feira, 10, pela tropa de choque da Polícia Militar de Alagoas. As famílias são acompanhadas pelo Movimento Via do Trabalho (MVT) e temem possível ação truculenta dos militares.
O conjunto tem 200 moradias e todas estão ocupadas, segundo uma das coordenadora do MVT, Sônia Soares, por famílias que são sem-teto, sem-terra e estão incluídas nos cadastros habitacionais da secretaria de habitação do município.
Ainda de acordo com Soares, as famílias estão temerosas com o efetivo policial destinado para o cumprimento da ação de reintegração de posse. “Bombas de gás lacrimogêneo, balas de borracha, homens da cavalaria, com cachorros e aproximadamente 500 homens para executar a retirada das famílias, isso é desnecessário”, destacou.
O comando de Centro de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar de Alagoas (CGCPM/AL) confirmou a operação, mas não quis repassar detalhes.
Para Soares, o abandono por parte dos gestores da pasta destinadas ao programa de moradia do município tem ignorado e desrespeitado o cadastro. “Eles colocaram outras pessoas e as verdadeiras famílias são humilhadas sendo retiradas pela polícia”, concluiu.