Categorias: Maceió

Limpeza: saiba benefícios da destinação correta de resíduos

O cidadão tem responsabilidades e deve contribuir com a limpeza urbana.

Ascom/Slum

Ascom/Slum

Para jogar limpo, a regra é clara: o cidadão tem responsabilidades e deve contribuir com a limpeza urbana. Com a ajuda de todos, o descarte inadequado de resíduos – que hoje se configura como um dos principais problemas relacionados ao tema – seria praticamente inexistente.

Com isso, os benefícios para a cidade seriam imensos e proporcionariam, por exemplo, mais investimento de recursos públicos em outras áreas, como saúde, cultura e educação. Lembre-se: você é o primeiro a ganhar com a limpeza, mas é também o primeiro a perder quando promove a sujeira.

O diretor de Operações de Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), Pablo Ângelo, listou uma série de ganhos que podem ser obtidos com a diminuição do descarte irregular por parte da população – e também de instituições e empresas da iniciativa privada, que nem sempre destinam corretamente o lixo que geram.

Confira:

1. Diminuição da poluição ambiental. Lixo descartado no local errado também configura crime ambiental. Ao destinar do modo correto, evitam-se danos irreparáveis à natureza, como a contaminação do solo, a infiltração de chorume nos lençóis freáticos e a poluição em lagoas, rios e mares.

2. Diminuição das situações de alagamentos e inundações. Sem o papel ou garrafa PET descartado inadequadamente em via pública, não há a obstrução de linhas d’água ou o entupimento das galerias de águas pluviais. Consequentemente, em dias e períodos chuvosos, evitam-se os transtornos decorrentes da prática contrária.

3. Diminuição dos custos com a limpeza urbana. Uma cidade com menos pontos crônicos de lixo, por exemplo, exige menos investimentos com equipes de limpeza. Com isso, parte dos recursos atualmente empregados seria utilizada em outras áreas da gestão pública.

4. Aumento da vida útil do Aterro Sanitário de Maceió. Com a destinação correta de resíduos recicláveis – seja a doação para catadores informais ou para cooperativas de catadores –, o aterro recebe menos lixo diariamente e assim amplia seu tempo de existência.

5. Diminuição dos riscos de endemias. Sem o pneu ou copo descartável que podem acumular água ou o lixo e entulho que atraem vetores, minimizam-se as chances para a proliferação e contágio de diversas doenças.

6. Valorização e aumento do potencial turístico. Com uma cidade mais limpa, o turismo local fica fortalecido. Além de retornar, o visitante divulga os encantos da terra para mais pessoas.

7. Aumento da autoestima da população. Descartar o lixo corretamente é um ato de cidadania. Um exemplo a ser multiplicado e que resulta numa cidade mais limpa a partir da contribuição de todos. Quem não tem orgulho em dizer que mora num lugar assim?

8. Melhoria na qualidade de vida. Todos os fatores acima somados resultam numa das mais importantes conquistas: viver numa cidade melhor.