Meia alemão Toni Kroos acumulou 9,79 pontos e terminou o ranking na primeira posição. Melhor jogador da Copa para a Fifa, Messi foi o 11º apenas. Neymar ficou com o 16º posto
O argentino Lionel Messi foi eleito o melhor jogador da Copa do Mundo, mas foi o alemão Toni Kroos que ficou em primeiro lugar no ranking de estatísticas da Fifa, finalizado neste domingo, após a conquista do título pela Alemanha, no Maracanã. Nesta lista, o atacante argentino foi apenas o 11º colocado, com 9,39 pontos.
Toni Kroos foi considerado o jogador mais completo da competição ao acumular 9,79 pontos no índice. A Fifa estabelece este índice levando em consideração seu sistema de rastreamento para medir a ação dos jogadores e determinar o impacto positivo ou negativo que eles causam para suas seleções, segundo análise de especialistas.
Kroos é um dos três alemães entre os dez melhores da lista final do índice. O defensor Mats Hummels foi o quarto e Thomas Müller o quinto. Este último deve sua colocação aos cinco gols que fez no Mundial, além da grande atuação diante de Portugal, enquanto Hummels marcou duas vezes e foi o pilar da defesa alemã, que sofreu apenas quatro gols nos sete jogos da Copa do Mundo.
Terceira colocada na Copa, a Holanda teve três representantes entre os dez: Robben, de Vrij e Vlaar. Quarto colocado no Mundial, o Brasil emplacou o meio-campista Oscar e o zagueiro Thiago Silva entre os dez melhores do ranking. Artilheiro da seleção brasileira no torneio, Neymar, que se despediu da Copa nas quartas de final após lesionar as costas, ficou apenas na 16ª posição.
A seleção da Copa do Mundo baseada no ranking de estatísticas da Fifa ficou da seguinte maneira: Neuer, de Vrij, Hummels, Thiago Silva e Rojo; Kroos, Oscar, Lahm e James Rodríguez; Robben e Müller.
Confira os dez mais bem colocados do ranking:
1. Toni Kroos, Alemanha (9,79);
2. Arjen Robben, Holanda (9,74);
3. Stefan de Vrij, Holanda (9,7);
4. Mats Hummels, Alemanha (9,66);
5. Thomas Müller, Alemanha (9,63);
6. Karim Benzema, França (9,6);
7. Oscar, Brasil (9,57);
8. Thiago Silva, Brasil (9,54);
9. Marcos Rojo, Argentina (9,51);
10. Ron Vlaar, Holanda (9,48).