Categorias: Brasil

Impostômetro faz com que população cobre serviços, diz presidente da Acic

Com o intuito de mostrar o quanto já foi arrecadado, um impostômetro foi instalado na cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco.

Um brasileiro que recebe um salário mínimo paga aproximadamente R$ 57 por mês de impostos. Esse valor equivale a 8% da renda mensal bruta, segundo o Movimento das Associações Comerciais. Com o intuito de mostrar o quanto já foi arrecadado, um impostômetro foi instalado na cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco.

Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic), Ricardo Montenegro afirma que o equipamento – instalado na fachada da instituição – serve para que a população passe a fazer análises. "Como está a nossa saúde, educação, segurança? Como é que essa prestação de serviço feita pelo governo está sendo realizada para a população de um modo geral? Essa é a intenção do impostômetro, fazer com que a população cobre e para que tenhamos serviços de qualidade", assegura.

Allene Lage, doutora em Sociologia, lembra que as pessoas pagam vários tributos e não fazem esta análise por desconhecimento. "Existe uma percepção de que só quem paga tributos são as pessoas das classes mais altas economicamente. Não. No Brasil, o imposto, a gente paga desde um cigarro, um remédio à alimentação. Então, todos contribuem". Para ela, a grande questão realmente é "Como é que esse imposto vai se reverter para uma sociedade mais justa?"

‘Imposto é muito maior’
A economista Eliane Alves explica as razões pelas quais a sociedade precisa pagar um alto percentual de impostos. "Embora muito se comente da condição de nós termos impostos em torno de 36,2% ao ano – comprometendo a nossa renda em mais de 40% -, podemos imaginar que esse imposto é muito maior que 36%, porque temos um efeito em cascata. Tudo é tributado. Desde a fabricação até a comercialização".