Categorias: Futebol

Corinthians bate Internacional, enterra ‘maldição de Itaquera’ e segue na briga pelo topo

Figueirense, Brasil, Holanda, Bélgica, Uruguai e Argentina. Todos já haviam vencido na Arena Corinthians, menos a equipe da casa.

Getty Images

Mano Menezes feliz

Figueirense, Brasil, Holanda, Bélgica, Uruguai e Argentina. Todos já haviam vencido na Arena Corinthians, menos a equipe da casa. Até esta quinta-feira, 17 de julho de 2014, dia que entrará para a história como a primeira vitória corintiana em sua nova casa. O time alvinegro fez 2 a 1 no Internacional, enterrou a "maldição de Itaquera" e se consolidou na briga pelo topo do Campeonato Brasileiro. O Inter chegou ao 13° jogo sem vitória fora de casa em Brasileiros.Em sua terceira partida oficial na Arena, o Corinthians conseguiu espantar a sina de não conseguir vencer no local, depois de estrear com surpreendente derrota para o então lanterna Figueirense, por 1 a 0, e apenas empatar com o Botafogo, por 1 a 1, ainda antes da parada para a Copa do Mundo. O estádio em Itaquera foi um dos palcos do Mundial, e cinco seleções conseguiram triunfos no estádio antes da agremiação paulista.

Guerrero abre o placar na Arena Corinthians

De volta após a pausa, o Corinthians mostrou ter aproveitado o período de treinos. O técnico Mano Menezes apostou em sua formação considerada titular, ainda sem os reforços Lodeiro, Anderson Martins e Romero – este último o único regularizado e que ficou no banco nesta quinta, entrando nos minutos finais para estrear – e mandou o time alvinegro para cima. Pior para o Inter, que sucumbiu à pressão inicial, levou dois gols em nove minutos, de Guerrero e Fágner, e só descontou nos acréscimos da etapa final, com Cláudio Winck.
Agora, a equipe do Parque São Jorge atingiu os 19 pontos e assumiu a segunda colocação, empatado na pontuação com o líder Cruzeiro. Os mineiros, entretanto, jogam ainda nesta quinta, contra o Vitória.

Já o Inter estacionou nos 16 e caiu para a nona colocação. O próximo rival dos colorados é o Flamengo, no domingo, no Beira Rio, enquanto o Corinthians encara o Vitória no mesmo dia, no Barradão.

Corinthians teve início avassalador e segurou resultado na sequência

Embalado pela torcida que praticamente encheu a arquibancada da Arena Corinthians – foram 32.817 pessoas no total -, o time da casa foi para cima do rival gaúcho desde o apito inicial da arbitragem. Com passes rápidos do lado paulista, o Inter pareceu sentir a pressão de atuar fora de seus domínios e foi presa fácil ainda nos primeiros minutos de bola rolando.

Demonstrando ter adquirido entrosamento durante a parada da Copa do Mundo, o Corinthians envolveu a defesa do Internacional em contra-ataque rápido puxado pela direita. Jádson recebeu na intermediária, viu o setor ofensivo se movimentar livremente e acionou Guerrero, que sozinho só deslocou Dida para abrir o placar.

O segundo gol veio dois minutos depois, aos 9. Aproveitando distração colorada, o Corinthians partiu novamente para cima no toque de bola. Assim, Luciano recebeu na entrada da área do lado esquerdo e deu assistência para Fágner, que surgiu entre a defesa do Inter e completou para ampliar e enlouquecer a Arena.

O Inter melhorou na sequência da primeira etapa, mas não conseguiu oferecer maiores perigos à meta de Cássio. A equipe colorada também esboçou reação no início do segundo tempo, mas foi o Corinthians que quase ampliou. Luciano cruzou na cabeça de Guerrero, que mandou no canto esquerdo de Dida, mas para fora.
A partir daí, o jogo ficou mais amarrado. Gil, Wellington Silva, Guerrero, Willians, Paulão e Elias foram punidos com o cartão amarelo, reflexo de como a partida ficou nervosa.

O Inter só conseguiu diminuir aos 46 minutos, em cruzamento de Wellington Silva na cabeça de Cláudio Winck. No fim das contas, melhor para o Corinthians, que segurou o placar e conquistou o primeiro triunfo em seu tão sonhado novo estádio.

FICHA TÉCNICA:
CORINTHIANS 2 X 1 INTERNACIONAL

Local: estádio de Itaquera, em São Paulo (SP)
Data: 17 de julho de 2014, quinta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Assistentes: Paulo Cesar Silva Faria (MT) e Lincoln Ribeiro Taques (MT)
Público: 32.644 pagantes
Renda: R$ 2.556.385,50
Cartões amarelos: Gil, Guerrero e Elias (Corinthians); João Afonso, Wellington Silva, Willians e Paulão (Inter)
Gols:
Corinthians: Guerrero, aos seis minutos do primeiro tempo, e Fagner, aos nove minutos do primeiro tempo
Inter: Cláudio Winck, aos 45 minutos do segundo tempo

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Cleber, Gil e Fábio Santos; Ralf, Elias (Bruno Henrique), Petros e Jadson; Luciano (Romarinho) e Guerrero (Romero)
Técnico: Mano Menezes

INTER: Dida; Wellington Silva, Paulão, Juan e Fabrício; João Afonso (Cláudio Winck) e Willians (Wellington Paulista); Jorge Henrique (Valdivia), D’Alessandro e Alan Patrick; Rafael Moura
Técnico: Abel Braga