O Enecom e o Festival Mundaú são realizações da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecos).
Maceió sediará, a partir do próximo sábado (19) até 26 de julho, a 35ª edição do Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecom). Com o tema “Educação às avessas: da formação que temos à comunicação que queremos”, o evento este ano, além de promover o debate acerca de assuntos relacionados ao universo da comunicação, abre espaço para uma grande mostra da cultura local e abraça o Festival Mundaú de Cultura Alagoana.
O Enecom e o Festival Mundaú são realizações da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecos), com o apoio da Universidade Federal de Alagoas, Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), e do Governo do Estado.
O Encontro é considerado o maior evento brasileiro do gênero totalizando sete dias de apresentação de trabalhos científicos, audiovisuais, oficinas, minicursos, núcleos de vivência, grupos de discussão e painéis. Logo na conferência de abertura é o modelo de educação vigente que estará em debate, a partir da explanação do professor Sérgio Lessa, doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, professor associado da Universidade Federal de Alagoas e membro da comissão editorial da revista Crítica Marxista (São Paulo).
Entre os temas dos painéis o destaque vai para “A Comunicação que Queremos”, com participação da jornalista, mestre em gestão e políticas públicas e membro da coordenação do Coletivo Intervozes Brasil de Comunicação, Bia Barbosa, e do jornalista, escritor e militante de Direitos Humanos da Casa de Cultura Luiz Freire, Ivan Moraes Filho.
Abordando a temática “A Formação que Temos”, conduzirão os trabalhos o estudante de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Piauí, e militante da Enecos, Zé Valmir Macêdo, além da jornalista, que atua comunicadora popular na TV Memória Latina e como correspondente da TV Telesur, Fran Ribeiro.
Festival Mundaú
O Festival Mundaú de Cultura Alagoana acontece paralelamente ao Enecom e reunirá diversos artistas e grupos folclóricos alagoanos. Em suas oito noites temáticas, o Festival promete fazer o público dançar ao som de samba, maracatu, forró, coco de roda, pop, hip hop e rock.
As apresentações gratuitas acontecem no Centro de Interesse Comunitário (CIC) da UFAL. Clique aqui e confira a programação completa. Mais informações pelo telefone 8834-8931.