Hoje (21) pela manhã, a equipe de enfermagem do Cacon está entrando em contato com esses pacientes para retomar o tratamento no decorrer desta semana.
O Hospital Universitário Proconfessor Alberto Antunes (HUPAA) recebeu na sexta-feira, 18, o medicamento que faltava para dar continuidade ao tratamento quimioterápico de pacientes. O produto dexorrubicina, cujo nome comercial é adriamicina, foi entregue no final da tarde pelo fornecedor Norbrd Distribuídora de Produtos Hospitalares, com sede no Ceará. Segundo a Central de Abastecimento Farmacêutico do hospital, chegaram 200 unidades de frascos e ampolas da droga, utilizada mais frequentemente para o tratamento contra o câncer de mama.
Pelo menos 35 pacientes utilizam este medicamento no HUPAA e a quantidade recebida deve surprir a demanda do hospital em dois meses e meio. O risco de voltar a falta a droga foi descartado pelos profissionais do Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), uma vez que a Libre Farmacêutica retomou à produção do medicamento no último dia 14 de julho e a distribuição para os fornecedores de todo o país está sendo normalizada, segundo informação dos próprios fornecedores do hospital.
O HUPAA estava há 40 dias aguardando do fornecedor a remessa da dexorrubicina e da navelbine, esta última ainda não entregue e que é utilizada por duas (02) pacientes em tratamento do câncer de mama. O hospital estava pedindo “emprestado” o medicamento a outros estados, mas a demora na entrega da droga levou à suspensão do tratemtno de alguns pacientes.
Hoje (21) pela manhã, a equipe de enfermagem do Cacon está entrando em contato com esses pacientes para retomar o tratamento no decorrer desta semana.