Categorias: Maceió

Prefeitura mantém transferência de famílias da Favela de Jaraguá

Prefeitura mantém transferência de famílas da Favela de Jaraguá

Dezessete famílias deixaram seus barracos na favela do Jaraguá, na manhã desta terça-feira (22) para ocupar apartamentos no Conjunto Vila dos Pescadores, na praia do Sobral, no bairro do Trapiche. Outras 34 famílias aguardam o término das obras de recuperação dos apartamentos para serem transferidas, na segunda etapa da remoção.

Com a transferência, a Prefeitura de Maceió espera chegar à desocupação da favela e consequentemente à demolição dos barracos para iniciar o projeto de urbanização da área. No local onde hoje estão os barracos da favela, será construído o setor pesqueiro, com três estaleiros, uma fábrica de gelo, um mercado para venda do pescado e um estacionamento, além de uma praça com um palco para apresentações culturais e uma ciclovia.
No projeto consta ainda que prefeitura vai oferecer cursos de capacitação aos pescadores e marisqueiras para que eles saibam operar todos os equipamentos do setor pesqueiro e recebam orientações de como atender ao público.

O problema é que desde o início do projeto a Prefeitura esbarrou na resistência de um grupo de aproximadamente 30 moradores, que se recusam a deixar o espaço alegando questões de logística.

O Alagoas24Horas também constatou que sem-teto não cadastrados pela Secretaria de Habitação se instalaram nos barracos vazios. Sobre esses casos, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Maceió informou que poderão ser solucionados com um o cumprimento de uma reintegração de posse, mas que ainda não há previsão para tal.

No total, 450 foram cadastradas para morar no conjunto Vila dos Pescadores. Destes, 416 já foram transferidos.