Categorias: Economia

Dois mil alunos da rede pública alagoana foram capacitados pelo Programa Miniempresa

Capacitação em gerenciamento de empresas permite aos alunos ingressar no mercado de trabalho

O Programa Miniempresa, da Associação Junior Achievement tem contemplado estudantes da rede pública do Estado de Alagoas com cursos de capacitação para o mercado de trabalho. Desde 2005 quando o programa foi iniciado, mais de dois mil estudantes puderam participar do programa que ministra três meses de curso a estudantes do 2º ano do ensino médio. Durante o período, os alunos gerenciam uma empresa júnior, participando de todas as etapas do processo gerencial, desde a criação de um produto até sua comercialização no mercado.

O Programa Miniempresa tem duração de 15 semanas, com aulas de 3h30min semanais, e é acompanhado por quatro profissionais voluntários das áreas de Marketing, Finanças, Recursos Humanos e Produção das empresas associadas. Durante o curso, os alunos aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. No conteúdo programático são explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método Aprender-Fazendo, em que cada participante se converte em um miniempresário. Segundo Yuri Mazzoni, voluntário da Associação, o programa capacitará cerca de 200 alunos de escolas da rede pública em Maceió, Penedo e Arapiraca.

A Junior Achievement é associação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada, cujo foco é despertar o empreendedorismo em adolescentes ainda na escola. Estimulando o seu desenvolvimento pessoal, expandindo a compreensão do mundo dos negócios. “É importante ressaltar durante os cursos que os estudantes devem buscar outras capacitações e em seguida ingressar na universidade, onde poderão ampliar suas oportunidades e seus conhecimentos”, afirmou Junara Camargo, diretora executiva da Junior Achievement.

Para Milton Pradines, Gerente de Relações Institucionais da Braskem, “apoiar iniciativas como o Programa Miniempresa reforça o compromisso da Braskem com o crescimento do Estado e com a criação de novas oportunidades para todos. A participação voluntária de empresas permitem que os futuros profissionais conheçam a realidade do mercado de trabalho, tornando-os mais preparados para os futuros desafios da profissão”.