Categorias: Maceió

Mirantes de Maceió passam por revitalização para atrair mais público

Ao todo, 12 mirantes já foram recuperados pelo município e outros dois estão programados para receber os serviços na próxima semana.

Alagoas24horas

Mirantes de Maceió passam por revitalização

Os mirantes da capital alagoana estão passando por revitalização, é o que afirma a Secretaria de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), responsável pela conservação e proteção das praças. Ao todo, 12 mirantes já foram recuperados pelo município e outros dois estão programados para receber os serviços na próxima semana.

Apesar da revitalização anunciada pela Sempma, moradores e frequentadores dos mirantes, entre eles Santa Terezinha e São Gonçalo, ainda se queixam da presença do lixo, o que propicia acúmulo de entulhos. A presença de usuários de drogas, até um cavalo criado em uma barraca improvisada no Mirante de Santa Terezinha chama a atenção de quem frequenta.

"Esse cavalo está aqui há dois meses. Traz um risco danado, pois ele pode escorregar no barranco e bater nas casas lá em baixo”, diz Josefa Francisca, moradora das proximidades do mirante de Santa Terezinha.

De acordo com Josefa, o problema é antigo, mas que não seria culpa da Prefeitura de Maceió. “Acho que o problema é de educação mesmo, porque sempre passa um caminhão e um rapaz recolhe o lixo, mas tem uma loja de material de construção aqui perto que vive jogando entulho logo em seguida. É um absurdo. Quando reclamo eles ficam me chamando de ‘dona da rua’ ”, disse Josefa.

A mesma opinião é compartilhada pela moradora Márcia Tenório, que vive há 40 anos na região. Para Márcia, a falta de educação até na hora de amarrar os sacos de lixo fazem com que cachorros acabem rasgando facilmente o lixo. “Aí os cachorros acabam rasgando o lixo e espalham para tudo quanto é canto. Já cheguei a pegar do meu bolso para contratar um rapaz da limpeza, pois não tem como alguém ficar aqui 24 horas por dia olhando isso”, disse.

A Secretaria de Limpeza Urbana assegurou que um grande mutirão teve início nessa terça-feira (22), visando à limpeza das áreas no entorno dos mirantes.

Em outros casos, foram identificados também bancos pintados e que oferecem risco à população. A assessoria de comunicação da Sempma informou, no entanto, que todos os equipamentos que apresentam avarias serão trocados pelo órgão.