Categorias: Educação

Alunos do Programa MenteInovadora serão avaliados

Alunos do Programa MenteInovadora serão avaliados

Assessoria

Alunos do Programa MenteInovadora serão avaliados

A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) iniciou nesta quarta-feira (23) a aplicação do diagnóstico de desempenho dos alunos envolvidos nas intervenções do Programa MenteInovadora, do Instituto Mindlab. A avaliação acontece cerca de um ano após o início das atividades do Programa em Maceió e é realizada por meio do Departamento de Ensino Fundamental, em parceria com a coordenação do Programa.

Em Maceió, 16 unidades escolares do Ensino Fundamental aplicaram a metodologia inovadora do instituto, usando em mais de 25 países e com o principal objetivo na formação integral dos alunos. Estão envolvidos no programa 278 professores e 8.499 alunos, entre o 1º e o 5º ano. “Este é momento de avaliar como a metodologia foi assimiladas pelos alunos e fazer os ajustes no processo de aprendizagem”, disse a diretora do Ensino Fundamental da Semed, Rita Vasconcelos.

Ainda segundo ela, os alunos serão submetidos a uma avaliação virtualizada, nos laboratórios de informática das escolas. O diagnóstico demonstrará como os alunos se comportam diante dos problemas apresentados na avaliação disponibilizada na internet. “Os alunos recebem um perfil e uma senha. Os resultados são personalizados e, desta forma, o professor e nós, enquanto Semed, poderemos ajustar o foco da nossa atuação visando o aprendizado do aluno”, reforçou a diretora.

Como a metodologia visa aumentar o rendimento e as habilidades verbais e matemáticas, juntamente com outras importantes habilidades para o domínio da leitura e da escrita, tais como interpretar e analisar, que são de grande valia também para o cotidiano, esse diagnóstico traz para o aluno e também para o professor o nível de proficiências e habilidades cognitivas, trazendo relatórios personalizados com recomendações para melhor desenvolvimento de cada um dos alunos.

MenteInovadora em Maceió

Desde agosto de 2013, a Semed tem investido no Programa MenteInovadora, do Instituto Mindlab, visando melhorar desempenho dos alunos do ensino fundamental da rede pública de Maceió. As escolas selecionadas para o programa-piloto foram escolhidas após um mapeamento do Índice de Desempenho da Educação Básica (Ideb). Foram convidadas a participar do programa cinco escolas com alto índice, outras cinco com baixo índice e seis com desempenho mediano.

Com uma metodologia baseada nos princípios das Neurociências, o Programa MenteInovadora trabalha com jogos de raciocínio para desenvolver as habilidades necessárias para enfrentar desafios do mundo moderno, tais como pensar de forma criativa, planejar e tomar decisões, competir de forma saudável, desenvolver autoconfiança, lidar com conflitos e emoções, entre outras.

Na rotina dos alunos e professores que integram o projeto-piloto do programa estão os jogos de raciocínio lógico, que visam desenvolver habilidades emocionais, sociais, cognitivas e éticas, que por consequência, melhorarão o rendimento dos alunos nas disciplinas regulares, sobretudo em Matemática. Para isso, tanto professores quanto alunos receberam um kit com os jogos e um diário para que as experiências sejam registradas.