Dados do SUS mostram que população masculina se cuida menos e se envolve em mais episódios violentos
Para incentivar a prevenção de doenças e manutenção de hábitos saudáveis entre os homens, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza na próxima segunda-feira (28) ações educativas para prevenção à saúde deles. As atividades vão ocorrer na Estação Ferroviária da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) das 8h às 14h.
Durante o evento, a população irá ter acesso a aferição de pressão arterial, testes de glicemia capilar e de hepatite. Na oportunidade, também será distribuído material educativo com noções sobre alimentação saudável e dicas sobre a prática de atividades físicas.
Na ocasião, serão divulgadas ainda informações sobre o projeto “Pai Coruja”, que estimula a participação do homem durante os exames de pré-natal, além de estimular o registro de paternidade. “O objetivo é estimular a participação maior dos pais em todo o processo gestacional”, disse o gerente Núcleo Estadual da Saúde do Homem, Marcos Martins.
Segundo o gerente, o homem possui uma expectativa de vida menor que a mulher, sendo o primeiro lugar no ranking da mortalidade humana, com uma expectativa de vida 7,6 anos menor que a da mulher. “Este fato se deve principalmente a falta de cuidado preventivo”, afirmou, acrescentando que os homens se envolvem também em mais episódios violentos, o que aumenta as chances de morte.
“Apenas em 2012 foram registrados 2.174 óbitos de homens por causas externas, a exemplo da violência e dos acidentes de trânsito”, ressaltou, destacando que, em 2013, foram registradas mais de 1.000 internações pelas mesmas razões no Sistema Único de Saúde (SUS).