Com a prisão, a polícia deverá chegar a outros membros do bando e detalhes de como se dava a operação, além da participação dos agentes públicos.
Após 15 dias de investigações, a Polícia Civil de Alagoas cumpre desde ontem (24), 16 mandados de busca e apreensão e dois de prisão contra acusados de integrar um bando especializado em assaltos a instituições financeiras.
A operação por pouco não deu errado, após uma parte do bando ser interceptada em uma estrada vicinal em Inhapi por militares do 7º BPM. Um acusado, Luiz Ciriaco dos Santos, de 41 anos, morreu durante a troca de tiros. Outros três elementos que estavam no carro conseguiram fugir a pé.
A operação é coordenada pela delegada Ana Luíza Nogueira e conta com o apoio de policiais militares e do promotor Luiz Tenório do Gecoc. Pelo menos 30 agentes participaram da ação. A Polícia Civil confirmou oito prisões, entre elas, de agentes públicos. Foram detidos um vereador por Mata Grande, identificado como João Sérgio Oliveira Pereira, que também é gerente do BB da cidade, três guardas municipais de Canapi, e outras quatro pessoas cujas identidades ainda serão confirmadas oficialmente.
Durante cumprimento de mandado de busca e apreensão na residência do vereador, foram apreendidos um revólver calibre 38, uma espingarda 12 e uma luneta para fuzil com mira infravermelha. Ele foi preso em flagrante delito por posse ilegal de armas. João Sérgio teria utilizado um veículo Fiat Uno prata, placas OHE – 2496/Mata Grande, durante um assalto a uma agência do BB em Inajá (PE). No dia seguinte ao roubo, ele teria abandonado o carro na BR 416.
A polícia acredita que o bando agia em ações criminosas nas cidades do Sertão de Alagoas, como Canapi, Mata Grande e Delmiro Gouveia e cidades baianas e pernambucanas. Ao todo foram apreendidas 16 bananas de dinamite, 4 espingardas, 3 revólveres 38, dezenas de espoletas, balas-clavas, luvas e sacos de liga, cerca de três quilos de drogas e uma luneta de fuzil para visão noturna.
Com a prisão, a polícia deverá chegar a outros membros do bando e detalhes de como se dava a operação, além da participação dos agentes públicos.