O diretor médico da Santa Casa de Maceió, Artur Gomes Neto, destacou o alto nível de conhecimento dos palestrantes
No período de 08 a 29 de agosto a capital alagoana receberá alguns dos principais nomes da Medicina brasileira na 29ª edição do Curso de Emergências Clínico-Cirúrgicas. Sob a coordenação geral do professor Ricardo Nogueira e com a chancela da Universidade Federal de Alagoas, o curso capacita médicos e acadêmicos para atuar em prontos-socorros, unidades de emergência e urgência, além de atualizar profissionais que atuam no Programa Saúde da Família (PSF).
"Em muitos municípios, o hospital mais próximo fica longe ou é de difícil acesso, o que leva o profissional do PSF a ser a diferença entre a vida e a morte quando ocorrem casos de emergência na localidade onde atuam", disse Ricardo Nogueira. "Mais de quatro mil profissionais já participaram do curso", acrescentou Ricardo Nogueira, afirmando sentir-se recompensado por ter contribuído em salvar muitas vidas ao longo de quase três décadas de curso.
Na programação estão confirmados nomes como o do professor doutor Roberto Kalil, proeminente cardiologista do Instituto do Coração (Incor) de São Paulo e do Hospital Sírio-Libanês; e do professor doutor Miguel Srougi, professor titular da Universidade de São Paulo (USP), pós-graduado pela Universidade Harvard e cirurgião urologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Confirmou presença ainda o professor doutor Paulo Niemeyer, neurocirurgião-chefe dos Serviços de Neurocirurgia da Santa Casa do Rio de Janeiro e da Clínica São Vicente e professor do Curso de Pós Graduação em Neurocirurgia da PUC-Rio.
Também estará presente o professor doutor Sizenando Starling, cirurgião de trauma do Hospital João XXIII, coordenador da Cirurgia do Trauma do Hospital Lifecenter e autor do Tratado de Cirurgia de Urgência. Destaque ainda para a participação dos professores doutores Hany Simon e Paulo Maluf, renomados pediatras da Universidade de São Paulo (USP).
Segundo a gerente de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Maceió, Maria Alayde Mendonça Rivera, "o curso é uma oportunidade única e imperdível de formação para os estudantes, de atualização para os profissionais e de capacitação em emergência para todos", ressaltando em seguida o fato de estar sendo realizado de forma ininterrupta há 29 anos.
O diretor médico da Santa Casa de Maceió, Artur Gomes Neto, destacou o alto nível de conhecimento dos palestrantes: "Pelo cuidado na organização e pela elevada qualificação dos palestrantes, muitos de renome internacional, o curso anual de emergências clínico-cirúrgicas do dr. Ricardo Nogueira já integra o patrimônio do saber alagoano na área da saúde, sendo um orgulho para o nosso estado."