Categorias: Meio Ambiente

Recicloteca: novo espaço de educação ambiental

Recicloteca: novo espaço de educação ambiental

Secom/Maceió

Recicloteca: novo espaço de educação ambiental

Foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (28), na Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), a Recicloteca – um espaço dedicado à oficina de materiais recicláveis. O anexo irá atender escolas públicas, moradores e demais interessados na arte de reaproveitar itens que normalmente seriam descartados.

O secretário municipal de Proteção ao Meio Ambiente, Raphael Wong, disse que o local é mais uma iniciativa em favor do meio ambiente. “O espaço solicitado pela coordenação de Educação Ambiental da Sempma agora abriga obras de arte criadas a partir de produtos que seriam destinados ao lixo. O que para muitos é considerado desperdício, aqui será reaproveitado e transformado em arte”, completou.

O evento contou com a presença de 25 artesãs da Economia Solidária que fazem parte da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes). Vânia Oliveira, mestra artesã do Centro de Belas Artes, do grupo Artesã Criativa, estava empolgada com a parceria e a troca de conhecimentos adquiridos durante a oficina.

“Os produtos produzidos por nós e o conhecimento adquirido aqui, nesta oficina, servirão para aprimorar nossos conhecimentos e melhorar nossa renda, pois fazer objetos recicláveis é uma das nossas fontes de renda”, comentou a artesã Vânia Oliveira.

Na Recicloteca são confeccionados os materiais utilizados na educação ambiental e entretenimento da Sempma destinados ao Lazer na Praça, além de diversos programas integrados da Prefeitura de Maceió. O espaço será aberto ao público. Para agendar os dias de oficinas, os interessados devem procurar a Sempma, no endereço: Rua Marquês de Abrantes, no bairro de Bebedouro. Mais informações podem ser obtidas até às 14 horas, nos telefones 3315-4735 ou 4736.

“O espaço foi algo sonhado por todos que fazem a Educação Ambiental. Aqui vamos poder compartilhar nosso conhecimento. O nosso foco é conscientizar as pessoas da necessidade de reciclar e principalmente reutilizar os materiais, evitando o acúmulo desnecessário de resíduos no meio ambiente”, reforçou a coordenadora de Educação Ambiental da Sempma, Eva Moraes.