Categorias: Saúde

SMS reforça que Hospital Universitário atende gestante de alto risco

Há vários fatores que podem tornar a gestação de alto risco e que são observados e descobertos pelo médico que acompanhar o pré-natal da paciente.

Ascom Maceió

Ascom Maceió

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) volta a informar aos profissionais de sáude da capital e interior do Estado que a maternidade Professor Mariano Teixeira, do Hospital Universitário Profº Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA/Ufal), atende exclusivamente gestantes de alto risco, especialmente durante o período que continuar a reforma da Maternidade Escola Santa Mônica.

A diretora de Atenção à Saúde, Tânia Kátia, orienta que pacientes de risco habitual devem ser encaminhadas para maternidades conveniadas com o SUS: Nossa Senhora da Guia, Nossa Senhora de Fátima, Maternidade Santo Antônio e Maternidade do Hospital do Açúcar. “Devemos lembrar que enquanto a Santa Mônica estiver em reforma a única unidade para atender a demanda de gestante de alto risco é a maternidade do Hospital Universitário. Não podemos de forma alguma encaminhar gestantes de risco habitual para lá”, enfatizou Tânia Kátia.

A diretora de Atenção à Saúde lembra que muitas gestantes vêm do interior e vão para o HU pela fácil localização, pois se encontra praticamente na na porta de entrada da cidade. “Os gestores e profissionais do interior do Estado precisam orientar a gestante sobre isso, pois sabemos que muitas delas não têm esse conhecimento de que aquela maternidade (do Hospital Universitário) deve ser exclusiva para receber grávidas de alto risco”, acrescentou Tânia Kátia.

Alto Risco

Considera-se que a gravidez é de alto risco quando existe, por vários motivos, uma probabilidade mais elevada do que o habitual de se produzirem complicações na gravidez ou de o próprio feto poder ser afetado por alterações ou malformações congênitas. Há vários fatores que podem tornar a gestação de alto risco e que são observados e descobertos pelo médico que acompanhar o pré-natal da paciente.

Mapa de Atendimento

Em fevereiro deste ano, a SMS disponibilizou o mapa de atendimento às gestantes da capital e dos 44 municípios localizados na primeira região de Saúde. O mapa orienta para onde as parturientes devem se dirigir no momento de realizar o parto nos casos de risco habitual e de alto risco.

Na capital, a depender da unidade onde a gestante fizer o pré-natal, ela já saberá em qual maternidade terá o seu bebê. No caso de risco habitual, as unidades são: Nossa Senhora da Guia, Nossa Senhora de Fátima, Maternidade Santo Antônio e Maternidade do Hospital do Açúcar e, no caso de grávidas de alto risco, somente o Hospital Universitário -até quando a Santa Mônica voltar a funcionar.

Nos municípios da primeira região de Saúde, as unidades são: Hospital Municipal de Porto Calvo, Santa Casa de Misericórdia de União dos Palmares, Hospital Municipal de Viçosa, e Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos.