Categorias: Maceió

Ônibus itinerante do Hemoal coleta doações de sangue na JFAL

A Justiça Federal em Alagoas (JFAL) recebe, durante todo o dia, nesta terça-feira, 29 de julho, o ônibus da campanha de coleta de sangue do Hemocentro de Alagoas (Hemoal).

JFAL

Oficial de justiça José do Egito doa sangue em campanha na JFAL

A Justiça Federal em Alagoas (JFAL) recebe, durante todo o dia, nesta terça-feira, 29 de julho, o ônibus da campanha de coleta de sangue do Hemocentro de Alagoas (Hemoal). A iniciativa é uma parceria do Hemoal com a Direção do Foro da JFAL para elevar os estoques de sangue e atender a demanda de pacientes no Estado, conforme informações da coordenadora do evento, Carolinne Rodrigues.

Segundo a assistente social do Hemoal, Maria das Graças Martins Padilha, o estoque de sangue do Hemocentro está sempre com necessidade de reposição, devido à elevada demanda. “É uma demanda muito elevada, sendo 70% para atender as muitas transfusões do Hospital Geral do Estado, além do ambulatório do próprio Hemoal e as campanhas itinerantes têm segurado nossa carência”, afirma Maria das Graças.

As campanhas são compromissos mensais com instituições parceiras, órgãos públicos, de ensino, associações de bairros e outras. É, de acordo com a assistente social, o que tem contribuído para aumentar o estoque diário de sangue. Ao final de cada evento é feito um levantamento do total de bolsas coletadas.

No pátio da JFAL, muitos servidores doam sangue. É o caso do oficial de justiça, José do Egito Gomes de Carvalho. “Já doei várias vezes; há sempre alguém precisando e acredito na solidariedade das pessoas. Não é nenhum peso ou desgaste doar sangue, gosto de ajudar”, destacou.

O servidor Kleber Garcia da Silva tem um tipo sanguíneo considerado mais raro, o A negativo. “Ano passado, uma senhora grávida estava com baixa de plaquetas, necessitando desse tido de sangue, e tiveram que fazer uma busca até no Exército e polícias sem encontrar, então como já sou doador pude ajudá-la”, contou Kleber.