Categorias: Educação

Dobra o nº de presos inscritos em prova de certificação do fundamental

A edição de 2014 do exame mais que dobrou em número de inscritos em três anos. Em 2011, a prova foi aplicada para 14.841 detentos, segundo o Inep.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplica, nesta terça-feira (29), a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) a 34.001 pessoas privadas de liberdade e jovens cumprindo medida socioeducativa no Brasil. A edição de 2014 do exame mais que dobrou em número de inscritos em três anos. Em 2011, a prova foi aplicada para 14.841 detentos, segundo o Inep.

O Encceja é realizado todos os anos pelo Ministério da Educação para jovens e adultos que não concluíram o ensino na idade regular. Para quem mora no Brasil, as provas testam apenas as habilidades referentes à certificação do ensino fundamental –desde 2009, para conseguir o certificado do ensino médio, a prova a ser feita é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Nesta terça, os inscritos farão provas de ciências naturais, história e geografia pela manhã manhã e de matemática, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação à tarde. Segundo o Inep, no total, os candidatos à certificação do ensino fundamental precisam responder a quatro provas objetivas com 30 questões de múltipla escolha cada, além da prova de redação.

Brasileiros que moram no exterior também podem se inscrever no Encceja para tentar conseguir o certificado do ensino fundamental ou o do ensino médio.

Neste ano, as provas para brasileiros que vivem no exterior e para os demais residentes do Brasil foi realizada em junho.