Categorias: Maceió

Prefeitura realiza simpósio de Educação Musical Especial

No primeiro dia de evento, a mesa de abertura foi composta pelo presidente da FMAC, Vinícius Palmeira, e as secretárias municipais de Saúde, Sylvana Medeiros, de Assistência Social, Juliana Vergetti, e de Educação, Ana Dayse Dorea.

Pei Fon Secom/Maceió

Pei Fon Secom/Maceió

Com o intuito de propor um debater sobre a música como instrumento de inclusão de pessoas com deficiência, a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), com apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) do Ministério da Cultura, realiza o II Simpósio Itinerante de Educação Musical Especial, que teve início neste sábado (2) e segue até a segunda-feira (4), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.

No primeiro dia de evento, a mesa de abertura foi composta pelo presidente da FMAC, Vinícius Palmeira, e as secretárias municipais de Saúde, Sylvana Medeiros, de Assistência Social, Juliana Vergetti, e de Educação, Ana Dayse Dorea. Além do secretariado, compuseram a mesa, a coordenadora local do Simpósio, Fátima Menezes, e as professoras Viviane Louro, Lisbeth Soares e Isabel Bertevelli.
O presidente da FMAC, Vinícius Palmeira, que presidiu a mesa de abertura, destacou a importância do evento no âmbito cultural como instrumento de inclusão de pessoas com deficiência. “Este é um momento muito importante, pois os debates e discussões sobre a música como instrumento de inclusão da pessoa com deficiência possibilitam novas ideias e ações que alcançam os diferentes setores sociais, como a educação, assistência social e saúde, em um trabalho intersetorial. Nós somos de uma gestão que quer aprofundar a cultura em novos parâmetros. Sinto-me honrado em estar aqui. Ações como essa beneficiam a todos”, afirmou Palmeira.

A coordenadora local do simpósio, Fátima Menezes, agradeceu a FMAC por tornar o evento, em Maceió, possível. “A música é um canal de transformação e traz benefícios maravilhosos. Eu trabalho, há anos, com a música, e hoje, meu desafio é trabalhá-la, também, voltada a pessoas com deficiência. É um trabalho muito importante, inclusivo e necessário. Quero agradecer a FMAC por tornar o evento realidade”, agradeceu Menezes.

A secretária de Educação Ana Dayse Dorea também ressaltou a importância do Simpósio. “O evento é a oportunidade de reunir diferentes profissionais e cidadãos interessados em discutir melhorias para a pessoa com deficiência”, disse Ana Dayse Dorea.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Sylvana Medeiros, a ação integrada demonstra a importância de criar espaços para reflexão e tomada de decisões. “É uma responsabilidade nossa de incluir a todos. Nós já tivemos grandes avanços no trabalho inclusivo e tenho a certeza de que novas possibilidades vão existir”, informou Medeiros.

A programação do simpósio traz palestras e oficinas ligadas à prática da educação musical voltadas à pessoa com deficiência.