Categorias: Saúde

Fantástico: Santa Casa de Maceió é destaque em meio a cenário de crise das Santas Casas

Veiculada no último domingo, reportagem mostra a maior parte das Santas Casas mergulhada em dívidas ou fechada

Ascom Santa Casa

Ascom Santa Casa

A saúde das Santas Casas brasileiras vai mal. Reportagem veiculada no programa Fantástico, da Rede Globo, neste domingo (5), revelou que a maior parte das instituições está mergulhada em dívidas ou fechou as portas. A única Santa Casa sem dívidas citada pela reportagem foi a Santa Casa de Maceió.

“Em Maceió, encontramos uma Santa Casa sem dívidas!”, disse a repórter após apresentar a situação precária vivenciada pelas filantrópicas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Manaus.

Ao discorrer sobre a Santa Casa de Maceió, a reportagem apresentou imagens de uma instituição que além de ter um boa saúde financeira, ainda destina recursos para investimentos em tecnologia, ambiência, humanização e em processos visando a qualidade e a segurança na assistência ao paciente, como a Acreditação.

O próprio provedor Humberto Gomes de Melo revelou o segredo. “Apesar de atender 60% de pacientes pelo Sistema Único de Saúde, são os outros 40% (particulares e operadoras de planos de saúde) que acabam financiando o déficit deixado pelo SUS.”

“As operadoras representam 65% da nossa receita. Enquanto o SUS representa apenas 35%. Talvez aí esteja a fórmula para que a gente possa estar subsidiando também o SUS”, afirmou Humberto Gomes de Melo ao Fantástico.

Outro detalhe importante é a ausência de pronto-socorro no complexo hospitalar da Santa Casa de Maceió. “Os custos seriam imensos. Uma instituição que mantivesse uma unidade de emergência pelo SUS, estaria procurando se quebrar”, explicou o provedor.