Categorias: Maceió

‘Novo Cras no Vergel atenderá 300 pessoas por dia’, diz Rui Palmeira

Após um incêndio ocorrido em 2012, o local permaneceu com o prédio interditado. Reinauguração custou R$ 176mil e conta com cinco mil famílias cadastradas.

Alagoas24horas

‘Novo Cras no Vergel atenderá 300 pessoas por dia’, diz Rui Palmeira

Com um investimento de R$ 176mil, uma nova unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) foi inaugurado na manhã desta terça-feira (5), no Vergel do Lago. Intitulado de Cras Cacilda Sampaio, a unidade que atua como porta de entrada para o Sistema Único de Assistência Social (Suas) deve atender em média 300 pessoas por dia.

Após um incêndio ocorrido em 2012, o local permaneceu com o prédio interditado até a chegada da gestão do prefeito Rui Palmeira (PSDB) que decidiu pela reforma, que foi entregue na manhã de hoje. “Na verdade esse Cras nós encontramos ele completamente depredado e agora estamos entregando de volta à comunidade totalmente restruturado e reequipado”, comemora o prefeito.

Com uma média de cinco mil famílias cadastradas, os serviços devem atender uma média de 300 pessoas por dia entre crianças, jovens, gestantes e idosos. “Ainda em abril de 2012 quando essa unidade pegou fogo, nós decidimos por não paralisar as atividades que passaram a funcionar em uma sala separada do prédio. A demanda aqui é muito grande, então nós recorremos ao prefeito Rui Palmeira e ele decidiu por resgatar o projeto”, informa a coordenadora do Cras, Patrícia Lima.

No local, as famílias vão ter acesso ao Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e cadastro em programas sociais voltados para crianças, adolescentes, mulheres, idosos e gestantes.

Novas unidades

Ainda de acordo com o prefeito Rui Palmeira (PSDB), novas unidades do Cras devem ser inauguradas em outras áreas de vulnerabilidade social como o Clima Bom e o Bom Parto. “Vamos inaugurar ainda esta semana dois novos Cras em áreas extremamente carentes e que precisam de equipamentos voltados para assistência social. Há ainda um Cras em Ipioca e outro no Eustáquio Gomes. Ao todo, até o fim do ano, serão quatro novos Cras”, informou.