A seleção brasileira feminina de vôlei, bicampeã olímpica, derrotou no Ibirapuera, em São Paulo, na manhã deste sábado, a Rússia, bicampeã mundial, por 3 sets a 0 (parciais de 25-15, 25-21 e 25-17). O Brasil – que segue invicto no Grand Prix – teve atuação segura, principalmente no set inicial, e mostrou eficiência, especialmente, na recepção e no bloqueio. Neste domingo, às 10h, o desafio será a seleção dos Estados Unidos, também no Ibirapuera.
O jogo terminou num erro de ataque da Rússia, num 3º set dominado pela equipe brasileira, comandada pelo técnico José Roberto Guimarães. Em nenhum momento o Brasil se viu ameaçado.
O bloqueio da seleção brasileira foi a arma mais eficiente na vitória sobre a Rússia em São Paulo – Alexandre Arruda / Divulgação CBV
A não ser no 2º set, quando a seleção começou atrás, com uma sequência ruim. A Rússia conseguiu quebrar a recepção brasileira e abriu 11 a 5. Mas a virada espetacular foi sendo construída aos poucos. Quando igualou em 20 a 20 o placar, a seleção brasileira recuperou o nível de jogo que vem apresentando neste Grand Prix e fechou em 25 a 21. O ponto de definição foi de Jaqueline, de saque.
No 1º set o Brasil teve uma excelente atuação. O bloqueio funcionou de forma eficiente e sufocou as tentativas de ataque das russas, que tiveram várias modificações no sexteto sem, porém, conseguir encontrar um jeito de parar as adversárias. O início de jogo das brasileiras foi simplesmente avassalador. A equipe do técnico José Roberto Guimarães abriu 7 a 2, sem que a Rússia esboçasse sinal de reação. O ponto final do set, de bloqueio, foi de Dandara.
A torcida faz uma bonita festa no Ibirapuera, que está lotado. Os torcedores incentivaram a seleção o tempo todo e vibraram com as defesas da líbero Camila Brait.
Na véspera o Brasil já tinha batido, também por 3 a 0, a Coreia do Sul.
AS ESCALAÇÕES INICIAIS
Brasil: Dani Lins, Sheilla, Jaqueline, Fê Garay, Thaísa e Fabiana. Líbero:Camila Brait.
Rússia: Irina, Pasynkova, Goncharova, Startseva, Fetisova, Kosheleva e Malykh. Líbero: Malova e Kryuchkova.
CAMPANHA DO BRASIL NO GRAND PRIX:
A seleção fez cinco jogos na edição de 2014. Em todos eles, venceu. E só cedeu um set às adversárias. Confira a relação das partidas:
(01.08) – Brasil 3 x 1 China
(02.08) – Brasil 3 x 0 Itália
(03.08) – Brasil 3 x 0 República Dominicana
(08.08) – Brasil 3 x 0 Coreia do Sul
(09.08) – Brasil 3 x 0 Rússia
(10.08) – Brasil x EUA