A nova estrutura conta com pavimentação, parque de iluminação e arborização.
Após 22 anos sem uma parada para o transporte público coletivo, a comunidade do Rosane Collor recebeu nesta segunda-feira (11), um terminal de ônibus da Prefeitura de Maceió. A inauguração da estrutura contou com as presenças do prefeito Rui Palmeira e do superintendente de Transportes e Trânsito, Tácio Melo, além de secretários e superintendentes do Município e lideranças comunitárias. A nova estrutura conta com pavimentação, parque de iluminação e arborização.
Elhane Mendes é moradora do Rosane Collor e relatou que até, a construção do terminal pela Prefeitura, a situação no local era caótica. “Nos dias de chuva nós andávamos com os pés na lama, já nos dias de sol era uma poeira insuportável. Para mim, especialmente, que ando com as minhas crianças era muito complicado. Antes sequer tínhamos abrigo para esperar o ônibus. Mas agora está maravilhoso”, disse a moradora.
De acordo com o prefeito Rui Palmeira, a inauguração do terminal é parte do trabalho integrado da gestão para a melhoria da mobilidade urbana em Maceió. “Estamos atendendo a um clamor antigo da população, que antes esperava os ônibus em meio à lama e agora podem contar com uma estrutura digna. Além dos terminais entregues, estamos seguindo com reformas estruturantes em outros terminais de ônibus, e ainda este ano vamos iniciar a construção de mais terminais, a exemplo de um para o conjunto Village Campestre”, disse o prefeito.
André Luiz é vice-presidente da Associação de Moradores do Conjunto Rosane Collor e destacou a atenção da gestão com a comunidade. “Nesses 22 anos de existência do conjunto, nunca o Rosane Collor recebeu tanta atenção como é atualmente na gestão Rui Palmeira. Hoje estamos saindo da lama para o progresso. Com a inauguração, ganha a população e ganham os rodoviários”, ressaltou a liderança.
O superintendente da SMTT, Tácio Melo, explicou que o trabalho para a construção e recuperação dos terminais é feito pautado nas necessidades das respectivas comunidades. “Logo no início da gestão levantamos que os 26 terminais e os cinco pontos de estocagem estavam impraticáveis. Estamos na entrega do quinto, sendo o primeiro de estocagem. A SMTT (Superintendência Municipal de Transportes e Transito) tem priorizado as áreas mais precárias e até o final do ano vamos entregar metade dos terminais reformada e pronta para atender as necessidades da população”, frisou o superintendente.
Segundo a secretária executiva do Gabinete do Prefeito, Adriana Toledo, a construção do terminal no é parte das demandas levantadas pelo Executivo por meio do projeto Bairro Vivo. “No ano passado, estivemos com o Bairro Vivo aqui na comunidade do Clima Bom. Na oportunidade, uma equipe da Prefeitura esteve realizando um levantamento acerca das necessidades da comunidade e o terminal apareceu como algo fundamental”, disse ela.
O presidente da Câmara Municipal de Maceió, Chico Filho, ressaltou o empenho da gestão para a melhoria do transporte público coletivo. “Mais um importante equipamento ligado ao transporte público de Maceió, a prova de que o prefeito tem se dedicado com muito afinco para melhorar a mobilidade urbana. Foram muitas as reivindicações dos moradores e vereadores, mas felizmente o prefeito Rui Palmeira atendeu e resolveu esse problema da população do Rosane Collor”, complementou ele.