Categorias: Maceió

SMCCU avalia primeira semana de reordenamento

Após uma semana, o trabalho para reordenar o calçadão do Centro foi avaliado como positivo pela Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU).

Ascom SMCCU

Ascom SMCCU

Após uma semana, o trabalho para reordenar o calçadão do Centro foi avaliado como positivo pela Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU). O objetivo da ação, que segue por tempo indeterminado, é cumprir as determinações do Código de Posturas Municipal e possibilitar a passagem de pedestres em espaços antes ocupados por vendedores ambulantes irregulares.

“Tivemos a informação, por parte da Aliança Comercial de Maceió, que a quantidade de clientes nas lojas aumentou nos últimos dias. Além disso, o fluxo de pessoas no Shopping Popular e no estacionamento da Praça Palmares também melhorou consideravelmente. Isso é a prova de que nosso trabalho está no caminho certo”, comemorou o titular da SMCCU, Reinaldo Braga.

Retirada dos Camelôs do Centro
De acordo com o superintendente, os fiscais da SMCCU não estão impedindo a circulação das pessoas dentro do calçadão, mas sim o trânsito de ambulantes que estejam vendendo produtos dentro da área revitalizada do Centro. “Caso alguém desrespeite as nossas determinações e invada o calçadão, seremos obrigados a apreender as mercadorias e tomar as medidas cabíveis”, afirmou Braga.

Segundo informações do Departamento de Fiscalização e Posturas da SMCCU, no período de sete dias foram apreendidas mercadorias de 15 camelôs que invadiram o calçadão do comércio. Além disso, duas lojas também tiveram produtos recolhidos por obstruir o passeio público com eletrodomésticos, como geladeira e fogão.

“Estamos fiscalizando tanto os ambulantes quanto os lojistas para manter a ordem e garantir o direito de ir e vir da população maceioense. Nenhuma loja pode colocar produtos dentro do calçadão, mas sim até os limites do seu imóvel”, disse o diretor de fiscalização, Dorgival Ferreira. “O que queremos é fazer valer o Código de Posturas do Município, pois o espaço do calçadão é uma área de circulação que deve estar livre”, completou.

Retirada dos Camelôs do Centro
Frequentadores do Centro comentam que caminhar pelo Calçadão ficou bem melhor. Foto: Ascom SMCCU.

A ação disciplinar segue coordenada pela SMCCU com o apoio de outros órgãos, como a Polícia Militar de Alagoas, Guarda Municipal e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Diariamente, cerca de 120 homens, entre fiscais, guardas, agentes e policiais, estão espalhados pelo calçadão no período das 6h às 18h.

“Estamos adotando novas diretrizes na organização do Centro para contemplar os mais diversos públicos, inclusive os ambulantes. A administração municipal já está realizando melhorias no Shopping Popular e, em breve, estará reformando o estacionamento próximo à Praça Palmares para atender melhor às necessidades de vendedores e clientes”, enfatizou o superintendente, Reinaldo Braga.

Assim como lojistas e permissionários, as pessoas que passam diariamente pelo calçadão do comércio também comemoram o reordenamento. “Ando pelo Centro todos os dias para ir trabalhar e senti muita diferença depois da organização da Prefeitura. Agora o calçadão está mais livre, espaçoso e bonito”, elogiou a doméstica Maria Cícera da Silva.