Categorias: Política

Governador de Alagoas decreta luto de cinco dias pela morte de Campos

Morte de Eduardo Campos: governador de Alagoas decreta luto de cinco dias

Arquivo Pessoal

Téo Vilela lamenta morte de Eduardo Campos

O governador de Alagoas Teotonio Vilela Filho (PSDB) se pronunciou na tarde desta quarta-feira, 13, sobre o acidente aéreo que culminou com a morte do ex-governador de Pernambuco e candidato à Presidência da República, Eduardo Campos. Vilela publicou uma nota em sua página no Facebook lamentando a morte de Campos e anunciando luto oficial no Estado, por cinco dias.

“Estou perplexo, chocado e profundamente consternado com a confirmação da morte de Eduardo Campos, vítima de um acidente aéreo em SP. Perdi um amigo queridíssimo, assim como Alagoas e o Brasil, que perderam um homem público de grandiosos méritos”, disse o governador.

Teotonio lamentou a morte dos demais envolvidos no acidente e declarou-se solidário aos familiares, em nome dos alagoanos. O governador de Alagoas lembra as semelhanças da sua trajetória política com a do ex-governador de Pernambuco. “Eduardo foi meu companheiro durante sete anos, ele governando o estado vizinho de Pernambuco e eu, Alagoas, nós dois carregando nos ombros o peso e a honra de sermos herdeiros políticos – ele, do Velho Arraes; e eu, do Velho Teotonio”, comenta o governador.

“Como nós, esses dois grandes brasileiros, Teotonio e Miguel Arraes, eram também amicíssimos”, completou. Teotonio Vilela também ressaltou características marcantes da personalidade e da trajetória política de Campos.

“A comoção é grande pela juventude, pelo vigor, pela história, pela vontade. Eduardo cresceu vendo o seu avô, outro grande estadista e grande brasileiro, tratar a política como uma ferramenta para promover o bem-comum, a política maior e ele seguiu isso à risca. Ele era um político grande, que fazia política para atender a população como um todo, aquele que faz política para a coletividade”, afirma o chefe do Executivo alagoano.

Senador Collor

O senador Fernando Collor, também manifestou seu pesar pela morte precoce de Eduardo Campos. Em nota a imprensa, Collor se solidarizou aos familiares do presidenciável. “Chocado, lamento profundamente essa tragédia que vitimou o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Meus sentimentos à família enlutada e ao povo de Pernambuco pela perda precoce de seu líder”.

Rui Palmeira

Nas redes sociais, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira declarou pesar pela morte do ex-governador: "Manifesto minha solidariedade e orações à esposa Renata, seus filhos e família, além de toda população pernambucana. Uma perda prematura e incompreensível para o Brasil", disse Palmeira.

Coligação

Já a coligação “Junto com o povo pela melhoria de Alagoas” encabeçada pelos candidatos ao governo de Alagoas Benedito de Lira e o vice-governador, Alexandre Toledo, que apoiavam a candidatura de Eduardo Campos para a Presidência da República, informaram que a agenda de compromissos nesta quarta e quinta-feira foi cancelada.

Em entrevista no início da tarde, Biu disse estar consternado com a morte de Eduardo Campos e lembrou que ele deixou um grande legado de esperança, garra e coragem para os brasileiros. “Eduardo era um nordestino que já havia conquistado o respeito dos brasileiros e contagiado a todos com sua vontade de lutar por um Brasil melhor. Era um líder admirado por sua conduta humana e política. É uma perda lamentável para o Brasil, temos que honrar o seu legado”, disse Biu.

Nota Oficial

Para os candidatos da coligação que apoiava Eduardo Campos, ele era o candidato que mais se identificava com seu projeto de construir uma nova Alagoas. “É uma tragédia difícil de absorver, coincidentemente ocorrida na mesma data da morte de seu avô, o grande líder Miguel Arraes. Assim, de repente, o Brasil perde um dos seus maiores líderes políticos, um jovem nordestino, que mostrou toda sua competência transformando o Estado de Pernambuco, através de uma excelente gestão, reconhecida nacionalmente”.

“A coligação "Junto com o povo pela melhoria de Alagoas" assume o compromisso de lutar, com mais força ainda, para tornar realidade o legado humanizador de Eduardo Campos em nossa campanha e em nosso Estado. Não vamos esquecer seu dinamismo, que contagiou a população com sua vitalidade e coragem de realizar o sonho de um Brasil melhor”.

Câmara de Maceió

A Câmara de Vereadores de Maceió emitiu nota à imprensa lamentando o trágico falecimento do líder do PSB, Eduardo Campos.
"Campos foi um dos líderes mais importantes de sua geração, destacado por suas gestões progressistas à frente do governo do Estado de Pernambuco. Em nome do Legislativo maceioense, manifestam solidariedade aos familiares, amigos e correligionários neste momento de dor."