Categorias: Maceió

Semtabes e Semel discutem ações integradas para fortalecer o Lazer na Praça

Semtabes e Semel discutem ações integradas para fortalecer o Lazer na Praça

Assessoria

Semtabes e Semel discutem ações integradas para fortalecer o Lazer na Praça

Por meio do Projeto Economia Solidária, realizado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), grupos de economia solidária comercializam seus produtos no Projeto Lazer na Praça, que leva uma programação especial à Praça Centenário. Na sexta-feira (15), a titular da Semtabes, Solange Jurema, esteve reunida com o secretário municipal de Esporte e Lazer de Maceió, Antônio Moura, para discutir sobre ações que possam trazer, cada vez mais melhorias para as atividades desenvolvidas aos domingos.

Entre os assuntos, foram discutidas programações culturais, infraestrutura, segurança e mobilização de parcerias. Para o secretário Antônio Moura, a integração entre as secretarias é um ponto positivo para trazer bons resultados ao projeto. “É importante este momento de integração entre as secretarias, onde podemos discutir assuntos que tragam benefícios à população. As meninas da Economia Solidária da Semtabes já fazem parte do projeto Lazer na Praça e esta mobilização melhoria também estamos fazendo junto às outras secretarias”, disse Moura.

A Economia Solidária visa a sustentabilidade e deve respeitar princípios como a igualdade de gêneros, a distribuição equitativa de riquezas e a valorização do ser humano, do trabalho e o que é produzido pelos empreendimentos do setor não deve afetar o meio ambiente. Na Economia Solidária são realizadas atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário. Artesanato, produção de alimentos e reciclagem estão entre as principais áreas de atuação dos empreendimentos econômicos solidários.

Atualmente, 73 grupos de Maceió são atendidos pelo projeto da Semtabes. Para a secretária Solange Jurema, as ações desenvolvidas visam fomentar a atuação da Economia Solidária. “Estamos buscando as melhores formas de fomentar a economia solidária em Maceió e a Praça Centenário tem sido um destes lugares. Por isso, é importante esta união das secretarias para criar um ambiente favorável ao desenvolvimento”, destacou a gestora.

Além da Praça Centenário, os grupos comercializam na rua fechada da orla aos domingos e no Mercado do Jaraguá.