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Caiite: projeto para melhorar ensino básico em Alagoas é apresentado

Projeto para melhorar ensino básico em Alagoas é apresentado no Caiite

Ascom/Seplande

Projeto para melhorar ensino básico em Alagoas é apresentado

A evasão nas escolas de ensino básico de Alagoas precisa ser solucionada. Pensando nisso, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) desenvolveu um projeto que visa dinamizar o estudo desses alunos, levando os estudantes a colocarem em prática tudo que aprendem na sala de aula. Nesta terça-feira (19), esse projeto foi apresentado pelos seus representantes no Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite), que ocorre no Centro de Convenções Ruth Cardoso

A Pesquisa-Ação, como é chamado o projeto, parte do princípio “a escola que temos à escola que queremos”. O estudo promove uma ligação da realidade entre alunos e professores em sala de aula com as atividades dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) do Estado, permitindo o ensino prático de português, matemática, biologia, química, geografia, e demais disciplinas.

Além disso, o projeto também visa o desenvolvimento de novas habilidades específicas e de um olhar empreendedor através das técnicas utilizadas pelos arranjos. “A expectativa é que o projeto estimule e resgate o ambiente escolar, fazendo com que o aluno se sinta parte importante daquela instituição, com motivação para crescer junto com sua escola e, no futuro, se tornar um novo empresário”, observa Patrícia Carneiro, gestora do APL de Apicultura no Litoral e Lagoas.

Entre os arranjos envolvidos, estão: Apicultura Litoral e Lagoas, Turismo Costa dos Corais, Móveis Maceió e Entorno, Fruticultura no Agreste, Horticultura no Agreste, Fruticultura no Vale do Mundaú, Ovinocaprinocultura no Sertão, Piscicultura no Delta do São Francisco, Móveis do Agreste e Mandioca no Agreste.

O projeto – Neste ano de 2014, a Fapeal lançou um edital para pesquisa no ensino básico, onde os eixos foram os APLs. Foram selecionados dez Arranjos Produtivos que deverão elaborar atividades nas dez escolas selecionadas, que estão inseridas em municípios que já apresentam a vocação para desenvolver determinada cultura. O estudo é desenvolvido em três etapas básicas: estudo exploratório, construção de propostas de intervenção através do estudo e a elaboração de propostas de trabalho nas áreas de conhecimento.

A Pesquisa-Ação é resultado de uma parceria entre a Fapeal, o Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com o apoio da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).