O estudo foi encomendado como parte do lançamento do DVD The Love Punch.
O ato de se divorciar é sempre algo difícil, apesar de a maioria das pessoas terem ao menos um motivo para concretizá-lo. No entanto, 50% dos divorciados se arrependem da decisão, de acordo com um novo estudo. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail.
Pesquisadores descobriram que, depois que a ‘poeira abaixa’, 54% das pessoas se perguntam se fizeram a melhor coisa, com muitos deles percebendo que ainda amam o ex-parceiro. O estudo foi encomendado como parte do lançamento do DVD The Love Punch.
Para alguns, o arrependimento é tão severo que 42% consideraram dar uma nova chance ao relacionamento, com uma grande porcentagem fazendo um esforço real rumo a uma nova tentativa e 21% afirmando já ter reatado.
A outra metade da amostra, no entanto, disse que está mais feliz ou mais forte do que antes do divórcio.
Uma mulher que se arrependeu da separação é a escritora Jane Gordon. Mãe de três filhos, divorciou-se após 25 anos de união. “Quando meu marido e eu nos separamos, minha visão de divórcio era simplista. Eu acreditava que resolveria todos os meus problemas”, lembra.
No entanto, a escritora conta que descobriu, da pior maneira possível, a gravidade da situação. “Eu não tinha ideia da verdadeira complexidade de desvendar a vida que tinha levado com outra pessoa por mais de 20 anos.”
O estudo mostrou ainda que uma em cada cinco pessoas se arrependeram imediatamente após a decisão. Para alguns, levou mais tempo, com um em cada dez afirmando que demorou um ano ou mais para perceberem que tinham deixado o parceiro.
Para a esmagadora maioria, 95%, o fato de ficar separado por um tempo ajudou a melhorar o relacionamento. Para outros 33%, isso os permitiu dar um passo para trás e olhar para o que deu errado no casamento.
Outro número que merece destaque é o de que 56% acreditam que a separação os fez perceber o quanto realmente valorizam o casamento; ao mesmo tempo em que 46% passaram a apreciar mais a sua cara metade do que antes.
Veja os ‘top 10’ motivos de arrependimento relacionados ao divórcio.
1. Perder o ex-parceiro
2. Se sentir fracassado
3. Ainda se sentir apaixonado pelo ex-parceiro
4. Perceber que não estava sendo uma pessoa razoável
5. Sentir-se sozinho
6. Descobrir que a ‘grama não é sempre verde’
7. Quando o ex-parceiro encontra alguém novo
8. Perceber que não é uma pessoa melhor por sua conta própria
9. Prejudicar o relacionamento com os filhos
10. Ver a vida das crianças ser afetada