Categorias: Esporte

Aracaju dá o saque inicial para temporada cheia de estrelas

Competição começa em Sergipe com campeãs mundiais sub-19, atletas de seleção e jogadores experientes

CBV

CBV

Eles ambicionam vitórias para chegar ao Circuito Banco do Brasil Open, mas a competição está cada vez mais acirrada. Com diversas promessas, atletas de seleção e campeãs mundiais, o Circuito Banco do Brasil Nacional 2014/2015 começa nesta sexta-feira (22.08), em Aracaju (SE) dando o saque inicial para a temporada brasileira do vôlei de praia.

A competição terá nove etapas até o primeiro semestre de 2015, distribuindo um prêmio de R$ 7.250 para os campeões a cada uma das etapas. Serão reunidos 24 times (no masculino e feminino) que ainda não atingiram pontuação para a disputa do Open. Em Aracaju, a arena está montada na Praia do Atalaia, na avenida Santos Dumont, 285, em frente ao hotel Simas Praia.

São 12 duplas em cada naipe, oito classificadas pelo ranking nacional e mais quatro definidas no torneio qualifying, que acontece na sexta-feira. Os times serão divididos em quatro grupos com três equipes e jogarão no sistema "todos contra todos" dentro da chave, com primeiros e segundos colocados avançando às quartas de final.

A dupla campeã de uma etapa do Nacional faz mais pontos (260) do que o quinto colocado de uma etapa Open (240). Com isso, repetindo a temporada passada, a tendência é que ao longo do ano ocorram diversas trocas de posições entre duplas de ambos os Circuitos, aumentando a importância das duas competições para os atletas.

A competição também terá a presença de diversas promessas das areias brasileiras. Nomes como Tainá, campeã mundial sub-19 em 2013, e Andressa, campeã do mesmo torneio nesta temporada, começam no quali. Além de Fábio/Saymon, que também integram as seleções de base e já estão direto na fase principal.

Já estão garantidas no torneio masculino em Aracaju as duplas Fábio/Saymon (CE/MS), Averaldo/Ícaro (TO/PB), Álvaro Andrade/Rhuan (SE/RJ), Guto/Fábio Guerra (SP/RJ), Fabiano/Yuri (PE/BA), Daniel Lazzari/Felipe Cavazin (SC/PR), Bernardo Lima/Ramon Gomes (CE/RJ), Juliano/Eder (ES). Além deles, outras 21 duplas disputam quatro vagas no qualifying.

Vice-campeão geral do Circuito BB Challenger, Ramon Gomes analisa a importância do Nacional e a dificuldade contra atletas de alto nível técnico.

"A gente está bem empolgado, nosso foco é fazer uma boa estreia. O Circuito BB Challenger foi uma excelente preparação, fomos medalha de prata em duas etapas e pudemos realizar acertos no time. No ano passado começamos bem, fomos para o Open, mas acabamos começando este ano no Nacional. Queremos vencer e chegarmos preparados para subirmos ao Open e termos bons resultados. Estamos bem fisicamente, com todo gás, e o Challenger foi importante para isso", disse Ramon Gomes, que completou.

"São duplas fortes, times que já defenderam a seleção brasileira, campeões da base e outros experientes. Conhecemos muito da disputa dos torneios Sub-23, Challenger etc. Todos se conhecem bem e o diferencial pela vitória acaba sendo o comportamento no dia da partida. O objetivo é, pelo menos, avançar até a final, mas queremos o título por uma boa largada".

No feminino, entram direto na fase de grupos Semírames/Fabrine (ES/BA), Fabíola/Thais (DF/RJ), Leize/Andréa Teixeira (SC), Danielle/Aline (MS/BA), Sandressa/Solange (AL/DF), Haissa/Bárbara Ferreira (MS/RJ), Mayana/Flávia (TO/RJ), Mayara/Nathasha (CE/RJ). Mais nove times disputam as últimas quatro vagas.

O equilíbrio foi a tônica do Nacional na temporada passada. Em nove etapas do CBBVP Nacional, nove diferentes duplas masculinas se sagraram campeãs. No feminino, sete times diferentes venceram as nove etapas.

Confira como funciona a pontuação do Nacional: 1º lugar: 260 pontos; 2º lugar: 240; 3º lugar: 220; 4º lugar: 200; 5º ao 8º lugar: 180; 9º ao 12º lugar: 160; 13º ao 16º lugar: 140; 17º ao 24º lugar: 120; 25º em diante: 100.

CIRCUITO BANCO DO BRASIL NACIONAL 2014/2015:

2014
1ª etapa – Aracajú (SE) – 22 a 24 de agosto
2ª etapa – Rio de Janeiro (RJ) – 16 a 18 de setembro
3ª etapa – Campinas (SP) – 17 a 19 de outubro
4ª etapa – São José (SC) – 7 a 9 de novembro
5ª etapa – Brasília (DF) – 28 a 30 de novembro

2015
6ª a 9ª etapa – A confirmar