Escolas da rede estadual participam de primeiro simulado para o Enem
Mais de 27 mil estudantes de 181 escolas da rede pública estadual participam, até esta sexta-feira (22), do primeiro simulado para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ação começou nessa quinta-feira (21) e faz parte do Projeto Pré-Enem, parceria entre a rede pública estadual e a Escola Satélite –empresa do Grupo Abril Educação – que promove um preparatório para o exame, por meio de aulas via satélite três vezes por semana
A secretária de Estado da Educação e do Esporte, Stella Albuquerque, diz que o curso é uma oportunidade para que os estudantes aprofundem os estudos e intensifiquem a preparação para as provas do Enem, que estão agendadas para novembro.
“O Enem é a porta de entrada para algumas das principais universidades do país. Por isso, é importante que o estudante aproveite cada minuto de aula do Pré-Enem para esclarecer dúvidas e aprofundar os estudos. Neste simulado, eles poderão vivenciar a experiência que terão no dia da prova”, ressalta.
O simulado – No primeiro dia, os alunos responderam a 30 questões do caderno de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, enquanto, nesta sexta-feira, serão entregues provas com 30 questões de Matemática e Linguagens e Códigos. Os alunos terão 1 hora e meia para responder aos testes.
De acordo com Tânia Almeida, coordenadora do Pré-Enem em Alagoas, além de familiarizar os alunos à metodologia do exame nacional, o simulado servirá para medir o seu nível de aprendizagem. “Será o momento onde eles terão um contato inicial com a metodologia utilizada na prova e teremos um diagnóstico de sua aprendizagem”, destaca.
Tânia adianta que, até a realização do Enem, em novembro, serão aplicados outros dois simulados com os alunos. “Em setembro, teremos outro simulado com 60 questões, e em outubro os alunos responderão a 180 questões e farão uma prova de redação, exatamente como acontece durante o Enem”, informa.
A coordenadora do Pré-Enem na Escola Satélite, Fernanda Lopardi, destacou que Alagoas é o primeiro estado da federação a aplicar uma metodologia de teleaulas via satélite no âmbito da rede pública. “Até então, a Escola Satélite havia aplicado este preparatório apenas em escolas da rede privada do Sul e Sudeste, nunca na rede pública. Nossos professores estão em estúdios no Sudeste e os alunos aqui em Alagoas, mas isso não impede a interatividade e os jovens podem fazer as perguntas em tempo real”, explica.
Preparativo – Na Escola Estadual Moreira e Silva, no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), 500 estudantes do 3º ano do Ensino Médio participaram do simulado. Eles afirmaram que o teste possibilitou um primeiro contato com a estrutura que enfrentarão no dia do Enem.
“Achei o simulado muito bom, pois já nos dá uma noção do que teremos na prova”, diz Jamerson Rafael, que tentará uma vaga no curso de Educação Física. Sua colega Bruna dos Santos, que pretende cursar Ciências da Computação na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), tem opinião semelhante. “Por meio do Pré-Enem, o conteúdo é repassado de forma dinâmica pelos professores. Na apostila que recebemos, temos muitas questões de edições passadas do Enem e, com estes simulados, vamos nos preparar ainda mais”, avalia.