Categorias: Política

Ativista pede na Câmara normas que promovam a acessibilidade

Ele está percorrendo mais de 10 mil quilômetros por todo o Brasil com o projeto "Extremas Fronteiras - Barreiras Extremas, uma cruzada pela acessibilidade", que pretende sensibilizar a sociedade para a importância de existirem normas de acessibilidade que ajudem a mobilidade de pessoas com deficiência.

Câmara Municipal de Maceió

Câmara Municipal de Maceió

A pedido do Lions Clube de Alagoas, um grupo de vereadores liderado pela vice-presidente da Câmara Municipal de Maceió, Tereza Nelma (PSDB), recebeu na tarde desta terça-feira (26), o ativista mineiro José Geraldo de Souza Castro, o Zé do Pedal. Ele está percorrendo mais de 10 mil quilômetros por todo o Brasil com o projeto "Extremas Fronteiras – Barreiras Extremas, uma cruzada pela acessibilidade", que pretende sensibilizar a sociedade para a importância de existirem normas de acessibilidade que ajudem a mobilidade de pessoas com deficiência.

Durante a reunião com os parlamentares, Zé do Pedal contou que mesmo sem ser uma pessoa com deficiência, está fazendo o trajeto empurrando uma cadeira de rodas e que até maio do próximo ano, ele terá percorrido 327 cidades, em 20 estados brasileiros. Da mesma forma como fez nas demais regiões, em Maceió o ativista buscou o apoio de autoridades locais para discutir as dificuldades encontradas por cadeirantes, a exemplo de muitos buracos, calçadas desniveladas e rampas próximas a obstáculos.

Também participaram da reunião os vereadores Chico Filho (PP), presidente da Casa, Heloísa Helena (PSOL), Silvania Barbosa (PPS), Guilherme Soares (PROS) e Ronaldo Luz (PMDB). Eles manifestaram apoio à causa, lembrando que o Legislativo Municipal aprovou nos últimos anos uma série de leis relacionadas à acessibilidade. A vereadora Heloísa Helena lamentou que muitas das leis não sejam cumpridas. O presidente Chico Filho ressaltou a importância das leis para forçar que órgãos públicos, a exemplo da própria Câmara, se adaptassem às regras de acessibilidade, com rampas e elevadores.

Atuante da defesa dos direitos das pessoas com deficiência, a vereadora Tereza Nelma pontuou as dificuldades ainda existentes em Maceió e elogiou a iniciativa do ativista, sugerindo o nome de Zé do Pedal para ser agraciado com a Comenda Gerônimo Siqueira, destinada a pessoas ou entidades que atuam na defesa. “Levarei ao prefeito Rui Palmeira tudo que conversamos aqui, reforçando a necessidade de o município reduzir as barreiras físicas encontradas pelas pessoas com deficiência em nossa capital”, garantiu a vereadora.