Categorias: Economia

Braskem apresenta soluções inovadoras na Virada Sustentável 2014

Entre as iniciativas, empresa trará ao Brasil o Warka Water, projeto inovador que capta a água da atmosfera e disponibiliza para o consumo, do arquiteto italiano Arturo Vittori

A Braskem, maior petroquímica das Américas e líder na produção de biopolímeros, é a patrocinadora oficial da Virada Sustentável 2014, evento que ocorre em São Paulo de 28 a 31 de agosto. As ações que serão apresentadas refletem a busca da companhia por criar e incentivar soluções inovadoras e sustentáveis que melhorem a vida das pessoas, impulsionando o desenvolvimento humano e socioambiental. A principal atração será a apresentação, pela primeira vez no Brasil, de um projeto inovador que capta a água da atmosfera e disponibiliza para o consumo, o Warka Water, desenvolvido pelo arquiteto italiano Arturo Vittori.

O Warka Water surgiu para ajudar comunidades que sofrem com a falta de água na Etiópia e foi apresentado pela primeira vez na Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2012. Em formato de torre com base modular, o projeto é feito em bambu ou talos de juncos (espécie de gramínea) e tem o interior forrado com uma malha plástica, similar aos sacos usados no transporte de frutas e legumes. A umidade presente na atmosfera condensa na tela de polietileno de alta densidade, para depois ser acumulada em água para o consumo. O processo acontece por condensação da água do orvalho, como consequência da oscilação da alta temperatura de dia para a queda de temperatura da noite.

A estimativa é de que o Warka Water seja capaz de coletar 100 litros de água por dia quando instalado em um clima como o da Etiópia, segundo o arquiteto Arturo Vittori. Um protótipo do item já foi construído no Instituto Italiano de Cultura. A previsão é a de que ele seja instalado definitivamente no continente africano em 2015. O sistema não requer alta tecnologia e pode ser aplicado em diversos locais, sendo uma solução acessível para a população. O Warka estará exposto no Parque Villa Lobos nos dias 30 e 31 de agosto.

“Em mais um ano de apoio à Virada Sustentável, a Braskem mostra a importância de iniciativas inovadoras que fomentem o desenvolvimento socioambiental e, neste caso, o aproveitamento máximo de recursos naturais. Trouxemos o Warka Water para demonstrar que um sistema simples, porém inovador, pode transformar a vida das pessoas. Ficamos ainda mais felizes de ver que o plástico é parte da solução”, diz André Leal, líder de Responsabilidade Social da Braskem.

A Braskem será responsável ainda por outras duas atrações nesta edição da Virada Sustentável. Uma delas será a instalação de um coletor para triturar cartões de PVC pós-consumo, que ao serem reciclados são transformados em novos produtos. Apelidada de Papa Cartão, esta iniciativa é fruto de parceria com Plastivida, Instituto do PVC e a empresa R.S. de Paula, especializada na produção de cartões em PVC. O público poderá levar os cartões para descarte em pontos no Parque Villa Lobos, Centro Cultural Rio Verde e Parque da Juventude.

O Edukatu, principal projeto de educação para crianças e jovens do Instituto Akatu, em parceria com a Braskem, terá um estande para apresentar a sua rede de aprendizagem para o consumo consciente. Nos dias 30 e 31 de agosto, o público poderá visitar o estande das 10h às 17h, no Parque da Juventude, em São Paulo.

No espaço, organizado na sala 7 da Marquise do Parque, o público poderá conhecer a plataforma em tela touchscreen, acessando três percursos do Circuito Natureza desenvolvidos pelo Edukatu: Água, Terra e Ar. Terão ainda acesso, por meio de computadores instalados no estande, à rede de aprendizagem do Edukatu, utilizada por alunos e professores de escolas de Ensino Fundamental de todo o Brasil. Poderão explorar circuitos de aprendizagem com diversos desafios, vídeos, reportagens, planos de aula, atividades e jogos, tudo isso reunido em uma comunidade virtual que tem o objetivo de promover a troca de experiências entre as escolas.

“Apostamos nesta iniciativa por acreditar que a educação é o caminho para o desenvolvimento humano. É essencial que as pessoas reflitam sobre seus atos de consumo e façam suas escolhas de forma consciente, considerando todo o ciclo de vida dos produtos. O intuito é formar consumidores mais preparados e conscientes”, diz André Leal.