Categorias: Cultura

Coretfal representará Maceió no Festival Lucchesi nel Mondo

O pacto visa possibilitar o intercâmbio de ações de cultura, turismo e aproximação econômica entre as cidades.

Divulgação

Divulgação

Atendendo ao convite do prefeito da cidade de Lucca, na Itália, Alessandro Tambellini, a Prefeitura de Maceió enviará comitiva para participar do Festival Lucchesi nel Mondo (em português Luqueses no Mundo), no próximo mês de setembro. O grupo composto por gestores da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e do Coral do Instituto Federal de Alagoas, o Coretfal, cumprirá agenda oficial e apresentará uma mostra da cultura maceioense.

O estreitamento da relação entre Maceió e Lucca iniciou com a assinatura do Pacto de Amizade oficializado entre as duas cidades no ano de 2010. O pacto visa possibilitar o intercâmbio de ações de cultura, turismo e aproximação econômica entre as cidades.

Recentemente, em janeiro de 2014, representantes da cidade italiana vieram a Maceió e se reuniram com o prefeito Rui Palmeira, e o presidente da FMAC, Vinicius Palmeira. Na oportunidade os luqueses entregaram correspondência oficial do prefeito de Lucca onde era reafirmada a intenção de Alessandro Tambellini na aproximação entre as duas cidades.

O Pacto de Amizade entre Maceió e a cidade italiana se deve ao fato de Lucca ser a cidade natal de Luigi Lucarini, um dos arquitetos mais importantes na história do desenvolvimento, da arquitetura e do urbanismo de Maceió. Luigi Lucarini nasceu na Itália em 1842 e viveu na capital alagoana no século XIX. Ele foi um dos principais responsáveis por dar aspecto de capital ao município que até pouco tempo era vila. São de Lucarini obras referenciais de Maceió como o Palácio Floriano Peixoto, o Teatro Deodoro, o Palácio da Intendência, o Tribunal de Justiça, a Santa Casa de Misericórdia e parte do traçado da cidade.

O presidente da FMAC explica que a partir de seus projetos Lucarini inseriu aspectos da Toscana, província italiana na qual Lucca está inserida, na arquitetura de Maceió. “É visível as referências italianas no prédio do Palácio Floriano Peixoto”, exemplifica.

Para Vinicius Palmeira, a participação de Maceió no Festival Lucchesi nel Mondo é uma ação que vai muito além de uma mostra cultural. “Queremos que a cultura seja o veículo de aproximação econômica entre as duas cidades”, afirma. Ele explica que Lucca é referência em desenvolvimento pela atuação da sua indústria naval, produção de celulose, vinho e azeite.

“A partir desse cenário é fácil constatar que a aproximação de Maceió com Lucca deve ir além do intercâmbio cultural. Como importante comuna da Toscana, Lucca é um mercado sólido de economia estável e excelentes oportunidades para trocas comerciais com nossa Maceió”, diz.

Lucchesi nel Mondo

O Festival Lucchesi nel Mondo reúne anualmente luqueses e descendentes que migraram pelo mundo em busca de oportunidades e se destacaram por trabalhos com grandes benefícios para as localidades onde foram recebidos. Só no Brasil, onde a comunidade italiana chega a 20 milhões de pessoas em três gerações, 600 mil são oriundos de Lucca.

É na programação deste Festival que estão inseridos os dois espetáculos que os 40 maceioenses do Coretfal farão para os italianos. As apresentações acontecerão no Teatro San Girolamo e ao ar livre, na Muralha da Cidade. Intitulado ‘Canto por todos os cantos’, o espetáculo está dividido em duas partes e traz 14 canções brasileiras. Alagoas e a cultura nordestina estão representadas no repertório que traz canções como Banzo, de Hekel Tavares e Murillo Araujo; e Taieiras, música de domínio público.

Coretfal ensaia o espetáculo ‘Canto por todos os cantos’. Foto: Pei Fon Secom/Maceió
Coretfal ensaia o espetáculo ‘Canto por todos os cantos’.
Foto: Pei Fon Secom/Maceió

A regente do Coretfal, Fátima Menezes, lembra que além das dezenas de espetáculos encenados em território brasileiro, o Coral já se apresentou em 12 países . O grupo acumula premiações importantes como a 2ª colocação na categoria Música Popular no Festival Internacional de Coros dos Países Baixos, na Holanda, em 1995; o 3º lugar na categoria Música Pop no mesmo Festival, em 2001; e a 2ª colocação na categoria Música Folk no Festival de Corais em Gelnhausen, na Alemanha, em 2010. O Coral também conquistou prêmios concedidos pelo Ministério da Cultura: Prêmio Escola Viva, em 2007; e Prêmio Asas, em 2009.

Este ano, a viagem do Coral para as exibições em Lucca, na Itália, será viabilizada pela parceria entre FMAC e Fundação Nacional de Artes (Funarte) do Ministério da Cultura (MinC) por meio de convênio firmado graças a captação de recursos de emendas parlamentares para o intercâmbio cultural internacional voltado para o segmento canto coral.

Riqueza cultural

Além do Festival Lucchesi nel Mondo, o mês de setembro de 2014 em Lucca será marcado pela celebração dos 500 anos da sua Muralha, edificação de 4.200 metros de extensão que cerca o centro histórico da cidade e representa parte da memória dos italianos.

Durante o mês de setembro, Lucca também é palco da tradicional Luminara di Santa Croce, evento devocional quando a cidade é iluminada por velas para a procissão da Santa Croce (em português, Santa Cruz). No mesmo período, acontece o Settembre Lucchesse uma feira de especialidades locais realizada na Praça de San Michele in Foro.

Além de acompanhar os eventos culturais históricos na cidade, a comitiva de Maceió fará visita técnica à Escola de Música e percorrerá pontos importantes visando identificar possibilidades de parceria entre os municípios. O presidente da FMAC, que lidera a comitiva representando o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, será recebido para reunião com o prefeito de Lucca, quando as possibilidades de intercâmbio cultural e de negócios serão tratadas.

Conteúdo audiovisual

Por meio de uma parceria firmada entre FMAC e o Jornalismo da TV Gazeta, a comitiva de Maceió em Lucca contará com a presença de dois jornalistas da instituição, o que viabilizará a gravação de uma edição especial do programa Terra e Mar sobre o Pacto de Amizade estabelecido entre Lucca e Maceió.

O objetivo da Fundação é proporcionar o registro audiovisual com perfil jornalístico e educativo que, além de veiculado na maior emissora de TV local – TV Gazeta, será distribuído na Rede Municipal de Ensino contribuindo para ações de transversalidade na educação e proporcionando o encontro de milhares de estudantes com a história de Maceió.

Recentes