Categorias: Maceió

Lazer na Praça terá competição de xadrez e piquenique vegano

Como de costume, de 8h até 15h, a Praça do Centenário é reservada para atividades esportivas, recreativas, de lazer e, sobretudo, de integração.

Pei Fon Secom/Maceió

Pei Fon Secom/Maceió

Neste domingo (18), a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) promove mais uma edição do Lazer na Praça, que será realizada com a oferta de diferentes atrações aos maceioenses. Como de costume, de 8h até 15h, a Praça do Centenário é reservada para atividades esportivas, recreativas, de lazer e, sobretudo, de integração.

“O Lazer na Praça busca incentivar a prática de hábitos saudáveis, além de estimular inclusão social e a reunião de famílias de amigos em busca de momentos de descontração, em um espaço democrático. Por isso, a cada domingo, estamos elaborando melhorias, firmando parceiras com instituições parceiras para diversificar as opções de atividades para aperfeiçoar o que a Centenário têm de melhor: a presença dos maceioenses”, disse o secretário municipal de Esporte e Lazer, Antônio Moura.

Entre as novidades deste domingo, a Semel vai reservar o horário de 8h até 9h para atividades de ginástica, reproduzindo esse momento nas próximas semanas. Já a Igreja de Santa Rita, levará ações sociais. A Pastoral da Criança vai desenvolver atividades inclusivas e o Clube Lyons também estará presente com ações de caráter social.

Para promover saúde, o Lazer na Praça receberá o XXI ArtVegNic. Trata-se de um piquenique vegano, sem produção de alimentos de origem animal, oportunidade que servirá para a realização de oficinas sobre orientação alimentar, além de momentos de yoga, pintura e dança.

“Temos realizado piquenique em outras regiões de Maceió e esta edição na Praça do Centenário vai servir para cativar as pessoas. Queremos nos unir e tirar dúvidas e, claro, aproveitar a praça e o domingo”, disse Fabrícia Oliveira, uma das organizadoras do piquenique.

Competição

Ainda no domingo, a partir das 10h, serão iniciadas as primeiras etapas dos Circuitos Alagoanos Feminino de Xadrez e de Xadrez Rápido, ambos promovidos pela Federação de Xadrez do Estado de Alagoas (Fexeal). Os eventos serão realizados pelo sistema suíço de emparceiramento em seis rodadas.

De acordo com Jayme Miranda, enxadrista e membro da Fexeal, o torneio aberto custa R$ 20 e o feminino é gratuito, com inscrições podendo ser efetuadas meia hora antes da disputas. “Em respeito aos que chegam sempre no horário, iremos iniciar as rodadas pontualmente na hora marcada. O emparceiramento da 1ª rodada ocorrerá até às 9h55. Quem chegar depois que o emparceiramento tiver sido realizado não participará da rodada. Todos podem ser inscritos até a terceira rodada”, explicou.

O cronograma estabelece a realização de mais 11 fases dos circuitos marcadas uma vez por mês, durante todo o ano, sempre aos domingos. O rating usado será o da Liga Brasileira de Xadrez, para a modalidade de xadrez rápido.

“O xadrez é um esporte é um esporte que vem crescendo no mundo todo. E Semel entendeu a importância do xadrez em Maceió e em Alagoas como forma de promover a mudança social, principalmente, entre os jovens. Desde já, deixo o convite para que todos possam comparecer, disputar e prestigiar o Circuito”, concluiu Miranda. Mais informações podem ser obtidas clicando aqui.

A programação também conta com os estandes das artesãs do projeto Economia Solidária, da Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes). Para segurança de todos, a pista em frente à Praça, no sentido Tabuleiro do Martins- Centro é bloqueada pelos agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) para a prática de atividades físicas e esportes radicais.