Categorias: Polícia

GEAI agiliza andamento de inquéritos pendentes

O grupo conseguiu dar andamento a 160 inquéritos que estavam atrasados.

Emerson Lima/Ascom-PC

Coordenador Jorge Dantas ( GEAI )

O Grupo Especial de Apoio Investigativo (GEAI) da Policia Civil, criado em agosto do ano passado, por meio de Portaria assinada pelo delegado-geral Paulo Cerqueira, vem agilizando o andamento de inquéritos pendentes das delegacias da capital e do interior. Nos dois primeiros meses de atividades (setembro e outubro), o grupo – coordenado pelo policial civil Jorge Dantas, conseguiu dar andamento a 160 inquéritos que estavam atrasados na Delegacia dos Crimes Contra a Criança e Adolescente com prioridade para os procedimentos relacionados ao crime de estupro de vulnerável.

Segundo o coordenador, foram recebidos pelo GEAI inquéritos dos anos de 2009, 2010 e 2011, os quais ficaram pré-concluídos, ou seja, restando apenas o relatório de conclusão e o envio para o Ministério Público ou ao Poder Judiciário, pela delegada titular da Delegacia Especializada.

“Agradeço o empenho dos policiais que participam desse mutirão e que se empenharam para dar respostas à sociedade, em relação ao combate à violência contra menores”, ressalta a delegada Bárbara Arraes. Em dezembro, mais 180 inquéritos relacionados a crimes de homicídios foram enviados pela Comissão de Inquéritos Pendentes (CIP), e o grupo especial deixou 150 deles pré-concluídos. Isto significa que o GEAI praticamente dobrou a sua produção nesse período.

O grupo do GEAI é composto por 14 policiais civis. A intenção é agilizar a prestação de serviços das delegacias, que possuem demanda elevada. “Os primeiros meses foram de grande atividade e resultados altamente positivos. Esperamos continuar com esse trabalho e nossa equipe está fazendo o máximo para possamos ser uma referência em bom andamento e presteza na prestação dos serviços atribuídos a este Grupo de Apoio Investigativo”, concluiu o coordenador Jorge Dantas.