Categorias: Cultura

Festival do Júri Popular começa na próxima segunda-feira

Não há júri oficial, quem vota nos melhores curtas e longas-metragens é o público; evento acontece no Misa

Divulgação

Divulgação

Com o objetivo de proporcionar ao público uma postura proativa, integrar a opinião dos mais diversos públicos e difundir o cinema nacional, será realizada, no período de 18 a 23 de fevereiro, a 5ª edição do Festival do Júri Popular (FJP).

Em Maceió, o Festival tem início às 19h e acontece no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), localizado na Rua Sá e Albuquerque, em frente à Praça Dois Leões, no bairro do Jaraguá. A entrada é franca. O evento tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

O FJP é um festival competitivo, sem júri oficial, em que o espectador, além do tradicional Melhor Filme, vota em todas as categorias: direção, roteiro, fotografia, montagem, direção de arte, ator/atriz e trilha sonora. Além da competição de curtas, este ano também vai haver a mostra competitiva de longas-metragens.

Os filmes selecionados estão divididos em seis programas competitivos, com duração média de 90 minutos. Confira a programação dos filmes no endereço http://www.cultura.al.gov.br/editais-e-concursos/Filmes%20em%20exibicao%20-%20FJP%202013.pdf/view

Votação

Na entrada de cada sessão, o público vai receber uma cédula de votação com a relação dos filmes a serem exibidos. Nela, constarão informações sobre a categoria de cada filme (nome do diretor, fotógrafo, roteirista, personagens) e as respectivas opções de avaliação. Esta avaliação passa por quatro critérios: ruim, regular, bom, ótimo. Ao fim da projeção, as cédulas devem ser depositadas na urna que vai estar na saída da sala de exibição.

Premiação

A avaliação do público resultará em premiação nas categorias: Grande Prêmio, Ficção, Documentário, Direção, Roteiro, Fotografia, Montagem, Direção de Arte, Ator, Atriz e Trilha Sonora. Ainda serão divulgados os melhores filmes de cada uma das cidades.

O filme que receber o Grande Prêmio terá inúmeras gratificações em prêmios, dentre eles: cópia 35mm do CTAv, prêmio aquisição Petrobras Porta Curtas, distribuição em festivais pelo Curta o Curta, disponibilização de diversos vídeos do site Pond5 e outros serviços que estão em negociação.

Participantes

As inscrições para os curtas-metragens estiveram abertas durantes os meses de outubro e novembro, no site www.festivaldojuripopular.com.br. Estavam aptos filmes finalizados a partir de janeiro de 2011, que foram avaliados por uma comissão julgadora formada por Aurélio Aragão, que é diretor, roteirista e professor, Fabiana Comparato, produtora, e por Angelo Defanti, coordenador do festival.

Mais informações em www.festivaldojuripopular.com.br e facebook.com/FestivaldoJuriPopular

Recentes