Na ALE, Vilela destaca redução dos homicídios e da mortalidade infantil.
O governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) apresentou um longo balanço das ações do Governo do Estado em 2012 nesta terça-feira, 19, durante a abertura da primeira sessão ordinária do ano da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), destacando a redução no número de homicídios e da mortalidade infantil no período.
Vilela afirmou que, com a implantação do Programa Brasil Mais Seguro, pela primeira vez em 12 anos Alagoas conseguiu uma redução substancial no número de homicídios. O governador contou que, no Natal passado, recebeu um telefonema da presidente Dilma Roussef (PT) parabenizando-o pelo fato de Alagoas ter sido o Estado que, proporcionalmente, mais reduziu o número de homicídios em 2012.
De acordo com os dados apresentados pelo governador, entre junho e novembro do ano passado, a redução nos homicídios chegou a 30% em Alagoas e 54% em Maceió em relação ao mesmo período de 2011. Em relação a 2012 (janeiro a dezembro), a queda nos homicídios dolosos foi de 13%.
“A presidenta ainda parabenizou Alagoas pela redução da mortalidade infantil, que também apresentou o maior índice de redução no ano passado. Passamos de 27º para 11º lugar. Temos avançado muito nessa área”, frisou.
O governador também relatou as ações nas áreas do desenvolvimento econômico, principalmente com a instalação de várias indústrias e empresas no Estado, a recuperação de acessos rodoviários, renegociação da dívida do Estado, habitação popular e a retomada de obras públicas relevantes, como o Canal do Sertão, cujos primeiros 65 km serão inaugurados no dia 11 de março, com a presença da presidente Dilma Roussef.
“Esperamos que, durante a inauguração, a presidenta anuncie recursos para completarmos terceira etapa da obra. Nossa meta é estar com 100 km canal operando até 2014”, estimou.
Vilela ainda falou sobre as perspectivas para 2013, como a vinda da mineração Vale Verde para Alagoas, a conclusão da entrega das mais de 17 mil residências do Programa da Reconstrução, a expansão do VLT e a transformação do antigo Alagoas Iate Clube (Alagoinhas) em marco turístico do Estado.
Representantes do Sindicado dos Médicos de Alagoas (Sinmed) que acompanharam a sessão na galeria da Casa protestaram após o discurso do governador e foram repreendidos pelo presidente da ALE, deputado Fernando Toledo (PSDB).
O deputado Antônio Albuquerque (PTdoB) aproveitou a manifestação para prestar solidariedade a categoria e pedir o empenho de Vilela para equacionar os problemas da classe médica.
Antes de encerrar a sessão, que foi acompanhada pelos secretários Álvaro Machado (Gabinete Civil) e Rogério Teófilo (Articulação Política), o presidente da ALE informou as lideranças dos partidos que estava aberto o prazo de 15 dias para as indicações dos membros que irão compor as comissões permanentes da Casa.