O projeto visa a disseminação de novas linguagens artísticas.
A Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), em parceria com o Coletivo Popfuzz, realiza a partir deste sábado, dia 23, o projeto Posto 7 Cultural, na orla de Jatiúca. A iniciativa pretende reunir o público jovem em torno de atividades culturais como a exibição de documentários,
entrevistas e clipes; discussões coletivas sobre os temas abordados nos filmes; e criação de uma área de exposição e comércio de produtos artísticos culturais criados pelos participantes.
O projeto visa a disseminação de novas linguagens artísticas e o fomento à diversidade cultural em um espaço já consagrado como ponto de encontro, onde os jovens passam a ter novas motivações para dialogar e ganham espaço para apresentar suas criações.
Para a turma do Popfuzz, grupo que organiza o Festival Maionese, de música alternativa, desde 2005, a palavra mestra do Posto 7 Cultural é interação. “Essa movimentação vai atrair um público cada vez maior para interagir dentro das mais diversas perspectivas culturais. Queremos estimular o debate, o senso crítico e também a economia
informal em torno da cultura”, explica Caíque Guimarães integrante do Coletivo.
Segundo o Diretor de Políticas Públicas da FMAC, Marcos Sampaio, o projeto vai coroar o tradicional ponto de encontro de jovens com dias de efervescência cultural. “Nossa pretensão é criar Postos Culturais em outros bairros incentivando a troca cultural entre essa rapaziada”.
Em sua primeira fase, o Posto 7 Cultural acontece em cinco edições, sempre aos sábados, no período de 23 de fevereiro a 23 de março, entre as 16h e 22h.
Neste sábado, serão exibidos os filmes ‘Dirty Money’, de Alexandre Vianna e Ricardo Koraicho; e ‘Ruído das Minas’, de Filipe Sartoreto. Já a Feira de Artes, Cultura e Lazer reunirá produtos como cd’s, roupas costumizadas, discos (vinil), revistas, bolsas e antiguidades.