Esta é a segunda vez que a agência executa projeto em parceria com o Pnud
O presidente da Agência de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável de Coruripe (Adelisco), Manoel Santos, participa nos dias 19 e 20 de fevereiro, do Seminário sobre Negócios Inclusivos, em Brasília. Coruripe foi escolhida para apresentar nesta quarta-feira, o projeto "Produção Mais Limpa: Crescendo e desenvolvendo com sustentabilidade e geração de trabalho", ação desenvolvida pelos membros da Associação dos Moradores e Amigos de Barreiras (Amab).
A produção que era manual, já é executada de forma semi- industrial na fabricação de detergente, desinfetante, sabão, cera líquida e amaciante. Doze associados participam do programa. Em Alagoas, apenas o projeto enviado pela Adelisco foi aprovado. Esta é a segunda vez que a agência vai executar mais um projeto em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Conforme Manoel Santos, o projeto reaproveita óleo queimado, garrafa pet e sebo, espera-se que com essa modernização os associados tripliquem as vendas. “Estamos gerando 12 empregos diretos e vamos alcançar 30 associados até o final do projeto. Somos uma agência de credibilidade e cumprimos todos os prazos. Vamos apresentar em Brasília um projeto que está dando certo e levar o nosso modelo para outros municípios", garantiu ele.
O montante de 95 mil reais corresponde a 83 mil reais viabilizados pelo Pnud e Caixa Econômica Federal, a Prefeitura de Coruripe entra como parceira no aluguel do prédio durante as atividades do projeto (2012/2013). De acordo com o presidente da Amab, Roberto Faustino, o apoio do prefeito Joaquim Beltrão é parte da ação, pois no decorrer do projeto os recursos são destinados para compra de equipamentos, materiais de produção, contratação de consultoria química e capacitação de participantes.
A máquina que fabrica o sabão, a seladora, a extrusora e a cortadeira, que foram entregues esta semana, vão acelerar a produção realizada pelos associados.