Categorias: Educação

Prêmio reconhece escolas socialmente responsáveis

As unidades de ensino foram agraciadas com troféus, certificados e kits educativos.

O Prêmio Construindo a Nação foi entregue, na manhã desta quarta-feira (27), a 15 escolas alagoanas que desenvolvem projetos sociais. As unidades de ensino foram agraciadas com troféus, certificados e kits educativos. Para serem premiadas, as iniciativas devem ter o envolvimento dos alunos e proporcionar benefícios para a sociedade. A solenidade de premiação foi realizada no auditório do Centro de Formação Profissional Gustavo Paiva (CFP-GP), no bairro do Poço.

O prêmio é promovido em parceria pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Instituto da Cidadania Brasil. Durante a abertura do evento, o superintendente do Sesi em Alagoas, Walter Jucá, transmitiu a mensagem do diretor regional da entidade, industrial José Carlos Lyra de Andrade, aos educadores, alunos, colaboradores do Sistema Fiea e parceiros.

Ele disse que o Prêmio tornou-se referência no reconhecimento a projetos sociais realizados por escolas alagoanas. No âmbito nacional, destacou Jucá, são mais de quatro mil escolas brasileiras participantes, mobilizando cerca de dois milhões de estudantes.

“A iniciativa valoriza o papel do educador no processo de formação do seu aluno como cidadão e estimula os estudantes a participarem ativamente dos projetos de sua escola, preparando-os para a vida do País, pela relevância da aprendizagem adquirida na convivência com as demandas sociais das comunidades”, ressaltou.

A gerente executiva de Educação do Sesi/AL, Betânia Toledo, afirmou que o prêmio estimula as escolas a irem além da transmissão do “saber formal” aos alunos. “As escolas devem proporcionar o exercício da cidadania, formar pessoas conscientes de que podem mudar a realidade da comunidade onde vivem, da cidade ou Estado onde moram e, por que não, do próprio país?”.

Exemplos – A Escola Municipal Pedro Suruagy, no Tabuleiro do Martins, venceu na categoria Ensino Fundamental. Desde 2009, a unidade promove ações de educação ambiental com diversos temas. No ano passado, conforme a diretora Cícera Genilda, o subtema foi a dengue. Os alunos conscientizaram a população sobre o que fazer para evitar a proliferação da doença.

“A escola fica bem perto do mercado público e aproveitamos para fazer um trabalho educativo com os feirantes também, contribuindo para diminuir a quantidade de lixo espalhado. Não podemos parar, pois apesar dos resultados que já notamos, esse é um trabalho de formiguinha”, frisou.

Outro destaque é o programa ViraVida, iniciativa do Conselho Nacional do Sesi que tem mudado a vida de jovens em situação de abuso ou exploração sexual. A primeira participação no Prêmio Construindo a Nação rendeu o primeiro lugar na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o projeto “ViraVida na Comunidade: Tecendo o Protagonismo Juvenil”.

Participaram da premiação, que teve participação do grupo de teatro do Sesi, os diretores do Sistema Fiea Alberto Cabús e Floriano Alves; o superintendente-executivo do Sesi/AL, Flávio Dória; os conselheiros do Sistema Fiea Carlos Araújo e Romildo Ramos; o diretor regional do Senai, Marben Loureiro; o diretor administrativo-financeiro do Sebrae, Roberval Cabral, a coordenadora do Prêmio Construindo a Nação em Alagoas, Valdirene Lima; e convidados.