Presidente do TC acredita que programa trará celeridade e transparência.
O Tribunal de Contas do Estado (TCE/AL) lançou na manhã desta terça-feira, dia 5, o programa ‘Gestor bem-intencionado’ que tem como finalidade dar mais celeridade e transparência nas questões administrativas que envolvem os 102 municípios de Alagoas. Isto por que os trabalhos, hoje manuais, serão online. A medida também evitará atrasos nas informações e o não cumprimento dos prazos incorrerá em futuras sanções dentro do que prevê a lei.
O programa é nacional e os estados da União terão até 2014 para adequação. Em Alagoas, o presidente do TCE, conselheiro Cícero Amélio, se comprometeu em pôr em vigor até o fim do primeiro semestre deste ano. Os gestores também deverão ser submetidos a um curso de capacitação.
Outro vantagem da implementação do programa é sua capacidade de armazenar dados. “Em casos de desastres as informações estarão salvas”, destaca Amélio.
Em parceria com a Associação dos Municípios de Alagoas (AMA) e com a União dos Vereadores do Estado de Alagoas (Uveal), o lançamento do programa reuniu gestores e autoridades políticas de diversos municípios, um reflexo de sua notoriedade. “O programa servirá para dialogar, capacitar e informar os gestores, garantindo maior transparência na sua prestação de contas”, ressaltou o presidente do TC.
Quem também falou sobre o Gestor bem-intencionado foi o recém-empossado presidente da AMA, Marcelo Beltrão. “Trará facilidade para a vida dos gestores e consequentemente transparência”, concluiu Beltrão.
Quanto à prestação de contas dos municípios, Beltrão ressaltou que “quase todos’ estão dentro do prazo legal”, sem dar detalhes dos retardatários.