Categorias: Cultura

Recital faz tributo a Nise da Silveira nesta sexta no Deodoro

Os convites podem ser trocados no dia do evento

Divulgação

Nise da Silveira

A Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (DITEAL) promoverão na próxima sexta (12) um recital de Duo canto e piano em homenagem à saudosa psiquiatra alagoana Nise da Silveira, responsável por revolucionar a psiquiatria no país.

O tributo contará com a apresentação de Stela Brandão e Moema Craveiro Campos e terá início às 20h, com entrada mediante convites que poderão ser trocados por 01 Kg de alimento não-perecível revertido para a Creche-escola Pró-Amor. Os convites podem ser trocados no dia do evento (12 de abril) a partir das 14h.

Stela Brandão
A Soprano Stela Brandão é natural do Rio de Janeiro e com 15 anos transferiu-se com a família para Brasília. Terminados os seus estudos de música na UnB, foi viver em Nova York , onde permaneceu por mais de duas décadas e hoje reside em Chicago. Em Nova York continuou seus estudos, formando-se Mestre em Música pelo Brooklyn College e Doutora em Educação Musical, Pedagogia Vocal, pela Columbia University. Especializou-se em dicção com Nico Castel e interpretação lírica com Eleanor Steber, ambos do Metropolitan Opera. Trabalhou repertório com renomados artistas internacionais, tais como Dalton Baldwin e Rudolph Jansen. Nos vários anos vividos nos Estados Unidos, tornou-se ativa divulgadora da música brasileira, apresentando-se não só em Nova York, mas também em outras cidades americanas e canadenses, assim como também no México. Cantou várias vezes nas Nações Unidas, inclusive por ocasião do quinquagésimo aniversário daquela organização. Por diversas vezes foi a solista convidada nas comemorações de 7 de Setembro e na tradicional Missa de Nossa Senhora Aparecida, na Catedral de São Patrício em Nova York. Foi a protagonista e narradora do filme “Villa-Lobos por Uma Soprano”, produzido por Yves Goulart, obra que já foi apresentada em festivais de cinema em Nova York e Chicago. Com Moema Craveiro Campos, apresentou-se em diversos teatros em Brasília, Niterói, Goiás, Quito (Equador), Nova York e Chicago. Recentemente, a produção de um álbum duplo de CD marcou a celebração dos mais de 35 anos desta parceria musical. Como professora, foi convidada por universidades americanas para cursos e apresentações de música vocal brasileira e latino-americana. Stela Brandão assinou artigos sobre a dicção lírica brasileira em revista especializada e colaborou em outras publicações nos EUA e na Espanha, sempre focalizando o repertório nacional.

Moema Craveiro Campos

Moema Craveiro Campos é goiana, pianista erudita e popular, arranjadora, compositora, musicoterapeuta e professora aposentada pela Escola de Música de Brasília. Graduada pelo Instituto de Artes da UFGo, cursou o mestrado em Educação Musical e especialização em Musicoterapia no Conservatório Brasileiro de Música no Rio de Janeiro. Sua dissertação de mestrado foi reescrita e publicada pela Enelivros Editora e Livraria com o título “A Educação Musical e o Novo Paradigma”, hoje utilizado em várias universidades brasileiras. Seu segundo livro, “13 Pequenas Peças Brasileiras,” editado pela Irmãos Vitale, contém composições para iniciantes de piano baseadas em ritmos brasileiros. Moema sempre transitou entre a música popular e erudita. Em Goiânia, foi pianista do conjunto musical do Instituto de Educação “Garotas & Ritmos”, quando ainda estudante do antigo Conservatório de Música nesta cidade.

Tem se apresentado em recitais eruditos na Alemanha, Argentina, Equador, México, Cuba, Estados Unidos, Portugal e Cabo Verde, além de vários estados brasileiros. Premiada no “Concurso Nacional de Música Contemporânea para Compositoras Brasileiras,” passou dois meses na Alemanha agraciada pelo Instituto Goethe. Para alunos da Escola de Música, Moema tem escrito arranjos para orquestra e coro. “Os Saltimbancos”, peça que contou com 140 músicos no palco, foi um de seus arranjos para coro, 4 solistas e orquestra apresentado em julho passado na Escola de Música de Brasília. No Rio de Janeiro estudou análise J.H. Koellreutter, técnica pianística com Linda Bustani e piano popular com Luiz Eça. Sócia fundadora das Associações de Musicoterapia de Goiás e do DF, atualmente ministra aulas em Brasília, e Rio de Janeiro, enquanto aguarda a publicação do seu terceiro livro “Falando de Piano com Linda Bustani e Luiz Eça”. Neste, descreve a metodologia desses dois grandes pianistas, erudito popular, em diálogos gravados com os autores.

Programa

1 ) Antonio Carlos Gomes – Quem Sabe?

2) Alberto Nepomuceno – Trovas

3) Vicenzo de Crescenzo – Rondine al Nido

4) Paurillo Barroso – Tu

5) Francisco Mignone – Alma Adorada

6) Ari Barroso – Na baixa do Sapateiro (Solo de piano. Arranjo de M. C. Campos)

7) Waldemar Henrique – Minha Terra

8) Joaquim Edson de Camargo – Saudade

9) Felix de Souza – Rio Vermelho

10) Manuel Ponce – Estrellita

11) Moema Craveiro Campos (das “Canções para Carolina”)

– Choro do Galo

– Coco do Calango

12) Heitor Villa-Lobos – Melodia Sentimental

Serviço:

Tributo a Nise da Silveira

Recital – Duo – De Canto e Piano, com Stela Brandão e Moema Craveiro Campos

Sexta, 12 de abril

A partir das 20h

Teatro Deodoro

Realização: Secretaria de Estado da Cultura e Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (DITEAL)

Os convites podem ser trocados por 01 Kg de alimento não-perecível revertido para a Creche-escola Pró-Amor, no dia do evento (12 de abril) a partir das 14h

Recentes