Mais de 1,5 milhão de pessoas estão nesta situação no país. Quem não regularizar, não conseguirá emitir o RG ou passaporte.
O eleitor que não votou ou não justificou a ausência nas três últimas eleições tem até esta quinta-feira (25) para regularizar o título eleitoral. Mais de 1,5 milhão de pessoas estão nesta situação no país.
Além de perder cadastro, o eleitor com título eleitoral cancelado não poderá emitir a carteira de identidade, o passaporte, renovar matrícula em escola ou faculdade e obter empréstimo em instituições financeiros do governo.
Para regularizar a situação, o eleitor deve comparecer ao cartório com documento oficial com foto, título eleitoral, comprovantes de votação, de justificativa eleitoral e de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa. O horário de atendimento é de acordo com cada cartório.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta quarta-feira (24), penúltimo dia para a regularização, o movimento de eleitores foi intenso nos cartórios de todo o país.
Até a manhã de quarta-feira (24), apenas 81.538 (5,4%) dos 1.541.621 eleitores faltosos haviam regularizado a sua situação.