A campanha teve início no dia 18 de março e aconteceu nas escolas da rede municipal e estadual, com crianças de 5 a 14 anos.
A Secretaria Municipal de Saúde realiza neste sábado (27) o atendimento das crianças que foram detectadas com manchas no corpo durante a Campanha de Combate à Hanseníase. A campanha teve início no dia 18 de março e aconteceu nas escolas da rede municipal e estadual, com crianças de 5 a 14 anos.
Durante a ação foi feita distribuição de formulários de mapeamento de lesões que foram preenchidos pelos pais e/ou responsáveis, que indicaram sinais e sintomas sugestivos de hanseníase e informações sobre o histórico familiar da doença.
Após a triagem de todos os formulários, realizada pelos profissionais de saúde, as crianças que apresentaram lesões sugestivas receberam um encaminhamento e serão atendidas, neste sábado, por uma equipe de profissionais formada por clínico geral, dermatologista e enfermeiros.
Os atendimentos acontecerão nas Unidades de Saúde Osvaldo Brandão Vilela, na Ponta da Terra, Rolland Simon, no Vergel do Lago, Unidade de Saúde da Pitanguinha, PAM Bebedouro, João Paulo II, no Jacintinho e Unidade de Saúde Aliomar de Almeida Lins, no Benedito Bentes.
Após serem examinadas, as crianças que apresentarem a doença serão medicadas e já iniciam o tratamento. O atendimento acontecerá das 9h às 17h.
A campanha envolveu profissionais da saúde e da educação do Estado e Município, e teve o apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Alagoas.